Testes na Ponte Hercílio Luz são concluídos com aumento de 40% no fluxo de veículos

A Polícia Militar de Santa Catarina concluiu o estudo sobre o sentido único em horários de pico na Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. O resultado foi um aumento de até 40% na circulação de veículos. Agora, o governo do estado e a Prefeitura de Florianópolis debatem qual decisão será tomada.

Polícia Militar concluiu estudo do teste de sentido único na Ponte Hercílio Luz

Polícia Militar concluiu estudo do teste de sentido único na Ponte Hercílio Luz – Foto: Wilson Ricardo/ND

Os testes foram realizados em dezembro e constataram um aumento no fluxo de veículos, que era de 18 mil por dia, passando para 22 mil. O levantamento será apresentado ao governador Jorginho Mello na próxima semana.

“Tivemos a diminuição de 30 a 50% no tempo para realizar o percurso e o aumento na capacidade de veículos de até 40%”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina, Jerry Comper, ao Balanço Geral Florianópolis.

Durante quatro dias, das 6h às 10h, a Ponte Hercílio Luz manteve o sentido único em direção à Ilha. Das 17h às 21h, a ponte foi mantida exclusivamente no sentido continente.

A busca por soluções na mobilidade da região

Apesar das orientações com placas e cones, além da presença da Guarda Municipal de Florianópolis no local, muitos motoristas ficaram confusos com a mudança, o que gerou congestionamento. O fluxo ficou concentrado nas duas cabeceiras da ponte, principalmente na parte continental.

Trânsito na Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis

Decisão sobre o trânsito na ponte será tomada de forma conjunta pela Prefeitura de Florianópolis e o governo estadual – Foto: Divulgação/Julio Cavalheiro/ND

A prefeitura vai construir uma rotatória na cabeceira continental ainda em janeiro. “Temos o estudo de que na rua General Eurico Gaspar Dutra precisa de uma rotatória. Tendo essa obra vamos verificar se precisa do sentido único ou já vai melhorar o trânsito de forma significativa”, disse Andrey de Souza Vieira, comandante da Guarda Municipal de Florianópolis.

O mesmo vale na entrada da Ilha, em que é estudada a implementação de um sistema binário com rotatória. “Quem saísse da ponte já pegaria duas pistas em sentido único. É um estudo que também está sendo observado. Mas primeiro vai ser realizada a obra na parte continental”, concluiu Andrey.

Resultado do teste de sentido único na Ponte Hercílio Luz é concluído

Adicionar aos favoritos o Link permanente.