2 anos do 8 de janeiro: Moraes diz que golpismo ‘não está vencido’ no país


Ministro Alexandre de Moraes durante a sessão da Primeira Turma do STF.
Gustavo Moreno/STF
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) afirmou que o país errou ao acreditar, em janeiro de 2023, que o sentimento golpista havia se dado por vencido.
Em discurso nesta quarta-feira (8), Moraes defendeu que, na ocasião, as instituições assistiram a um chamado “cronograma golpista” de forma apática. E o resultado foram os ataques antidemocráticos de 8 de janeiro.
“Todos nós achávamos que o golpismo, esse novo populismo digital extremista, tinha se dado por vencido. E nós erramos. Não estava vencido e não está vencido. 8 de janeiro demonstrado. Houve uma tentativa de golpe, uma tentativa de golpe filmada pelos próprios golpistas”, lembrou.
A fala do ministro ocorreu em cerimônia no Supremo em alusão ao marco de dois anos após os ataques antidemocráticos, quando extremistas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, contra o resultado das eleições de 2022.
“O STF não vai permitir que as redes sociais continuem sendo instrumentalizadas dolosa e culposamente para discursos de ódio, nazismo, fascismos, racismo, misoginia e discursos antidemocráticos”, declarou.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.