Casas construídas irregularmente em Maricá, RJ, começam a ser demolidas

casas-construidas-irregularmente-em-marica,-rj,-comecam-a-ser-demolidas


Previsão de conclusão da retirada completa e também do entulho é de até duas semanas. A ação tem o auxílio de mais de 100 caminhões. Ação deve ser concluída em até duas semanas em Maricá
Prefeitura de Maricá/Divulgação
A prefeitura de Maricá, na Região Metropolitana, começou, nesta sexta-feira (12), a derrubada de 11 casas que ocupam de forma irregular uma área pública no bairro Parque da Cidade, no Centro.
As residências na Avenida Beira Rio, às margens do Rio Mumbuca, já estavam desocupadas desde o ano passado, após entrarem em colapso. Uma delas já havia desabado.
A previsão de conclusão da retirada completa e também do entulho é de até duas semanas. A ação tem o auxílio de mais de 100 caminhões.
Segundo a Prefeitura, esta é a maior derrubada já feita pelo grupo de apoio técnico especializado em demolição (GATED).
As secretarias de Urbanismo e de Ordem Pública e Gabinete Institucional, a autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), a Guarda Municipal e policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) também participam da ação.
De acordo com a Secretaria de Urbanismo, a construção sofreu o chamado “recalque do solo”, o que fez o piso afundar em até 50 centímetros. Isso se deve, segundo os técnicos, a um mau preparo para edificação neste tipo de solo, que não era apropriado para isso, além de falhas na execução da obra.
O órgão informou que a área total desta ação é de 3.061 metros quadrados, o que inclui um galpão que fica ao lado das casas derrubadas. Segundo a Secretaria de Urbanismo, ela é parte de um programa de recuperação de áreas públicas irregulares, que deverão ser reaproveitadas para melhorias urbanas.
No caso do Parque da Cidade, o intuito é criar uma via alternativa de trânsito para a Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa, utilizando a Avenida Beira Rio e acessando a Rua Ayrton Senna, que passa atrás do local da ação. De lá, será possível acessar a Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106).
Imóveis já estavam desocupados desde do ano passado
Prefeitura de Maricá/Divulgação

Adicionar aos favoritos o Link permanente.