Para além de guardar os enfeites de Natal, o Dia de Reis tem importante significado aos cristãos

Se para alguns o dia 6 de janeiro pode ser só mais uma data, para o cristianismo ele é carregado de significado. É quando muitas famílias retiram e guardam os enfeites natalinos, sendo um dia simbólico e uma tradição religiosa, que remete ao nascimento de Jesus. Conhecido como Dia de Reis, a ocasião marca a visita dos três reis magos ao recém-nascido Jesus. É quando a fé cristã celebra a acolhida ao nascimento do Menino Jesus.

A história bíblica contada em Mateus, primeiro livro do Novo Testamento, diz que três magos vindos do Oriente foram guiados por uma estrela até o presépio para homenagear e adorar Jesus. Segundo um artigo escrito pelo o arcebispo de Santa Maria Dom Leomar Antônio Brustolin, não se tem muitos detalhes sobre a origem dos três homens, porém, a partir do século VI, a igreja passou a considerá-los reis e lhes nomeou pessoalmente, atribuindo a cada um deles características próprias. Melchior seria um homem branco, de proveniente da Europa e descendente de Jafé. Já Baltazar teria vindo seria um representante da raça amarela, vindo da Ásia e descendente de Sam. Por fim, Gaspar seria um homem negro, de origem africana e Cam seria o seu ancestral. De acordo com o religioso, essa procura dos três reis magos pelo menino representa as pessoas de diferentes raças, culturas e costumes que pretendem descobrir o mistério da vida e encontrar a verdade.

Outra importante parte da história que é cheia de simbolismos cristãos são os presentes entregues por estes viajantes. Ouro, mirra e incenso foram os itens que Jesus ganhou. Um de cada mago. Vem daí a tradição que conhecemos hoje de dar presentes no Natal. Segundo a religião, ao oferecer ouro, o rei mago Melchior demonstra reconhecimento de que, mesmo ainda bebê, Jesus seria o rei universal — já que esse elemento está ligado à realeza e à riqueza. Dado pelo rei mago Gaspar, o incenso serviu para mostrar que aqueles homens viam o recém-nascido como Deus, uma vez que o item era oferecido somente para as divindades. A mirra, presente do rei mago Baltazar , expressa, além da divindade, a humanidade de Cristo. Ao longo do tempo, a data se tornou popular e marca o encerramento dos festejos natalinos. E, por isso, é nesse dia que muitas famílias se reúnem para desmontar a árvore de Natal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.