FGTS: Saque Para Nascidos em Janeiro Já Começou!

FGTS: Saque Para Nascidos em Janeiro Já Começou!

O saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma alternativa oferecida aos trabalhadores para acessar parte dos seus fundos anualmente. A modalidade foi introduzida para dar mais flexibilidade financeira aos empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Em 2025, este benefício segue disponível e é gerenciado pela Caixa Econômica Federal.

Os trabalhadores nascidos em janeiro já podem realizar o saque, que ficará disponível até o dia 31 de março. Nessa modalidade, o valor que pode ser retirado depende de uma alíquota progressiva, que pode variar de 5% a 50%, calculada sobre o total disponível nas diferentes contas do FGTS de cada trabalhador.

Como Funciona o Cálculo do Saque-Aniversário?

A base do cálculo do saque-aniversário do FGTS é um percentual que varia de acordo com o saldo total do trabalhador nas contas do fundo. Além disso, dependendo do montante disponível, uma parcela adicional pode ser acrescentada. Cada trabalhador, portanto, terá um valor de saque específico, que pode incluir contratos ativos ou inativos.

A alíquota é definida em uma tabela progressiva delineada pelo governo, onde menores saldos correspondem a maiores percentuais de retirada. Isso visa equilibrar o acesso aos recursos entre trabalhadores com saldos variados.

Por que Optar pelo Saque-Aniversário?

Optar pelo saque-aniversário é uma decisão que pode ser vantajosa para quem deseja acessar o fundo regularmente, sem a necessidade de se desligar do emprego. No entanto, ao escolher essa modalidade, o trabalhador abrirá mão do saque-rescisão. Esta última modalidade permite a retirada integral do FGTS em casos de demissão sem justa causa.

Vale destacar que a adesão a essa opção é totalmente opcional, devendo ser feita através do aplicativo ou site do FGTS. Para assegurar o recebimento correto dos valores, os usuários podem cadastrar uma conta bancária pessoal onde os montantes serão depositados.

Como Aderir ao Saque-Aniversário?

O trabalhador interessado deve realizar a adesão ao saque-aniversário digitalmente através do aplicativo do FGTS ou pelo site oficial. O processo é simples e permite que o beneficiário também registre uma conta bancária para onde os valores serão transferidos automaticamente.

Essa modalidade está disponível a partir do primeiro dia útil do mês de nascimento do trabalhador, e o prazo para realizar o saque termina dois meses depois dessa data inicial.

Quais São os Detalhes do Calendário de Saques de 2025?

FGTS: Saque Para Nascidos em Janeiro Já Começou!
Créditos: depositphotos.com / sidneydealmeida

Cada trabalhador precisa estar atento ao calendário específico de saques para garantir que os valores sejam retirados dentro do prazo adequado. Os nascidos em janeiro, por exemplo, têm até 31 de março para realizar o saque. Este calendário é disponibilizado anualmente, e o acompanhamento pode ser feito através dos meios digitais mencionados anteriormente.

  • Janeiro: de 2 de janeiro a 31 de março de 2025
  • Fevereiro: de 3 de fevereiro a 30 de abril de 2025
  • Março: de 3 de março a 30 de maio de 2025
  • Abril: de 1º de abril a 30 de junho de 2025
  • Maio: de 2 de maio a 31 de julho de 2025
  • Junho: de 2 de junho a 29 de agosto de 2025
  • Julho: de 1º de julho a 30 de setembro de 2025
  • Agosto: de 1º de agosto a 31 de outubro de 2025
  • Setembro: de 1º de setembro a 28 de novembro de 2025
  • Outubro: de 1º de outubro a 30 de dezembro de 2025
  • Novembro: de 3 de novembro de 2025 a 30 de janeiro de 2026
  • Dezembro: de 1º de dezembro de 2025 a 27 de fevereiro de 2026

Os especialistas recomendam que todos os interessados no saque façam um planejamento financeiro cuidadoso para que o uso dos fundos seja eficiente e traga benefícios à vida pessoal ou familiar.

O post FGTS: Saque Para Nascidos em Janeiro Já Começou! apareceu primeiro em BMC NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.