Tempestades e nevascas mais rígidas da década deixam 63 milhões de pessoas em alerta nos EUA

As nevascas mais rígidas desde 2011, junto com tempestades, gelo, ventanias e queda de temperatura brusca, colocaram em alerta mais de 60 milhões de pessoas na região central dos Estados Unidos neste domingo (05). A neve pode chegar aos 40 centímetros em alguns estados.

Conforme projeções do Serviço Nacional de Previsão do Tempo, neve pesada deve cair até a noite de segunda-feira (06) as planícies centrais do país até a costa com o Atlântico.

Tempestades e nevascas mais rígidas da década

Tempestades e nevascas mais rígidas da década deixam 63 milhões de pessoas em alerta nos EUA – Foto: Evert Nelson/The Capital-Journal/USA Today/REUTERS/R7

A tempestade pode produzir rajadas de vento superiores a a 65 km/h, criando as de nevasca em partes do Kansas e Missouri. Neste domingo, neve e gelo já cobriram rodovias em estados como o Kansas e Indiana.

Segundo a agência de notícias Associated Press (AP), lá as autoridades ativaram um protocolo para salvar motoristas que não conseguem se movimentar.

“Condições perigosas de viagem, danos generalizados a árvores e quedas de energia prolongadas são esperados ao longo deste corredor [central]”, alertou o serviço oficial de meteorologia nos Estados Unidos.

Neve e gelo já cobriram rodovias no Kansas e em Indiana – Foto: Reprodução/National Weather Service/R7

Mais de 2 mil voos atrasados

Neste domingo, os EUA tiveram ao menos 2.454 voos domésticos atrasados, que partiram dos EUA ou que têm o território americano como destino. Os dados são do site FlightAware.

Segundo estes critérios de partidas e chegadas, devido as nevascas mais rígidas da década, o total de cancelamentos chegou a 1.035 voos.

Nevascas mais rígidas da década devem ‘se acalmar’ na próxima semana

Conforme a AP, normalmente, o ar ultrafrio fica preso ao redor do Polo Norte, girando como um pião. Mas, às vezes, ele escapa ou se estende até os EUA, Europa ou Ásia, quando um grande número de pessoas experimenta doses intensas de frio.

Na próxima terça-feira (07), a neve deve apresentar uma queda de volume pela manhã. Pelo menos 63 milhões receberam alertas em relação a mudança climática neste domingo.

*Com informações do R7. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.