Crédito deve crescer 9% em 2025 com possível corte de juros no meio do ano, diz Febraban

O presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, afirmou que o Brasil está vivendo o melhor momento no crédito desde a pandemia e que o setor deve crescer 9% em 2025, segundo projeções da entidade. As declarações foram feitas em entrevista à Globonews, onde Sidney também destacou a possibilidade de corte na taxa básica de juros pelo Banco Central no meio do próximo ano, caso o cenário econômico permita.

De acordo com Sidney, os grandes bancos estimam que a taxa de juros poderá atingir 15% até meados de 2025, o que abriria espaço para um ambiente mais favorável ao crédito. Ele também ressaltou que deve-se continuar confiando nas ações do governo para alcançar o equilíbrio fiscal. “O governo está na direção correta, mas precisa chegar ao destino. É importante que continuemos dando um voto de confiança”, afirmou.

A Febraban estima que o pacote de ajuste fiscal aprovado pelo Congresso gerará uma economia de R$ 55 bilhões. Sidney destacou que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está ciente da crise de confiança no mercado e decidido a enfrentá-la.

O papel do crédito no crescimento econômico

Para Sidney, o crédito continuará desempenhando um papel fundamental no crescimento econômico brasileiro em 2025, funcionando como uma alavanca para estimular investimentos e consumo. Ele afirmou que o momento atual é propício para o crédito, mesmo com os desafios macroeconômicos.

“Desde a pandemia, estamos vivendo o melhor momento no crédito, e acreditamos que isso será uma força importante para o crescimento do país no próximo ano”, afirmou o presidente da Febraban.

Veja também

Brasil registra fluxo cambial negativo de US$ 15,9 bi em 2024 com alta recorde do dólar

O post Crédito deve crescer 9% em 2025 com possível corte de juros no meio do ano, diz Febraban apareceu primeiro em BMC NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.