Queda de peça de foguete de 500 kg em vila no Quênia é evento raro: ‘Uma em 1 milhão’


Oficiais da Agência Espacial do país isolaram o local e tentam descobrir o responsável pelo objeto, um anel metálico de 2 metros de diâmetro, que assustou moradores. Peça de foguete cai em vila no Quênia e assusta moradores
A queda de um anel metálico de cerca de 500 quilos e 2 metros de diâmetro assustou moradores de uma pequena vila no Quênia na segunda-feira (30).
Três dias depois, oficiais da Agência Espacial do país confirmaram que o objeto veio do espaço e provavelmente é parte dos destroços do lançamento de um foguete.
“Os moradores da área não devem se assustar. É parte de um objeto espacial, possivelmente de um estágio de separação de foguete. (…) É apenas um em um milhão. Raramente você verá isso caindo, porque frequentemente eles queimam antes de descerem para a superfície da Terra”, afirmou um dos especialistas.
Além de avaliar o impacto na área, a equipe agora tenta identificar o responsável pelo objeto. O anel foi isolado enquanto não é recolhido e destroços foram enviados para análises e investigações adicionais.
Moradores ao lado de anel metálico que caiu no Quênia
CITIZEN TV KENYA via REUTERS
A queda não causou vítimas nem grandes destruições, mas um morador reclama:
“A empresa ou país que lançou o foguete deve compensar a destruição e a perda que ocorrem durante tais casos”.
O incidente não é um caso isolado. Há uma preocupação crescente com o aumento das atividades espaciais globais e os riscos potenciais associados ao lixo espacial.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.