Hemocentro regional de Santarém convoca doadores para reforçar estoque de sangue


Unidade também trabalha para renovar pactuações com municípios e empresas parcerias para reforçar as doações em 2025. Voluntários fazendo doação no Hemocentro de Santarém no Dia Mundial do Doador de Sangue
Sílvia Vieira / g1
Com a queda nas doações neste início de ano, o Hemocentro Regional de Santarém, no oeste do Pará, está convocando principalmente os doadores fidelizados para reforçar o estoque técnico de sangue que atende hospitais de 20 municípios da região. A demanda por bolsas e hemocomponentes não cessa, por isso é importante manter o estoque abastecido.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
“Mais uma vez eu estou aqui para convocar os nossos doadores aqui da região oeste do Pará, principalmente de Santarém. Neste momento nós estamos apelando para os nossos doadores fidelizados para eles olharem na sua carteira de aprazamento, verificarem o seu dia, que tenho certeza que tem muitos que não vieram novembro e nem em dezembro. Então que eles venham porque nós precisamos abastecer os nossos estoques em relação a um componente de qualquer tipagem e o nosso estoque de plaquetas também”, convocou a assistente social do Hemocentro, Rejane Dias.
A assistente social lembrou que 2025 é um ano de solidariedade e de congraçamento, e doar sangue é um grande ato de amor ao próximo. “A gente tem a nossa vida normal, graças a Deus com saúde, mas tem vários irmãos que estão neste momento nos leitos de hospitais necessitando de uma transfusão. E a gente só pode realmente efetivar a transfusão se os nossos doadores estenderem os braços e virem doar. Então nós convocamos toda a população de Santarém para doar sangue”, reforçou.
Segundo Rejane Dias, o ano de 2024 para a Fundação Hemopa foi de grandes conquistas com aumento de 6,5% na coleta de sangue em relação a 2023 e todo o estado do Pará. Foram quase 7 mil bolsas a mais coletadas em 2024, gerando 28 mil hemocomponentes essenciais e salvando mais de 28 mil vidas graças à solidariedade dos paraenses.
“Em Santarém, nós precisamos recomeçar nossas campanhas de 2025. Nossos projetos de descentralização, as pactuações. Os novos secretários municipais de Saúde já sumiram, os novos prefeitos também. Então, o setor de captação de Santarém está começando as suas pactuações com os municípios parceiros e com as empresas parceiras para garantir o abastecimento do estoque do hemocentro regional”, finalizou.
Quem pode doar
Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Menores de 18 anos, precisam de autorização dos pais ou responsáveis para doar.
também são requisitos para ser doador: pesar no mínimo 50kg, estar descansado (ter dormido pelo menos 5 horas nas últimas 24 horas), e respeitar o intervalo de doações – 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.
*Colaborou Alcindo Lima, da Rádio 94FM
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.