Lenhador usa motosserra para transformar madeira em arte em Santa Rita do Passa Quatro

lenhador-usa-motosserra-para-transformar-madeira-em-arte-em-santa-rita-do-passa-quatro


Junio Carlos Pimenta de Souza produz esculturas variadas. Uma delas pode ser vista na Praça Zequinha de Abreu Artista transforma madeira em arte em Santa Rita do Passa Quatro
O descarte vira arte nas mãos de um lenhador de Santa Rita do Passa Quatro (SP), que usa a motosserra para transformar madeira em esculturas com traços e formas delicadas.
📲 Receba no WhatsApp notícias de Santa Rita do Passa Quatro e região
Um delas pode ser vista na Praça Zequinha de Abreu, nome do compositor da música “Tico-Tico no Fubá”, que nasceu e cresceu na cidade.
Na praça, o artista lenhador Junio Carlos Pimenta de Souza criou em dois dias um grande violoncelo no tronco de uma árvore que secou três anos atrás.
“Como muitos falam, a arte já está ali dentro, a gente só vai lapidando até ela aparecer”, disse Souza.
O tio dele, que também é lenhador, ficou surpreso ao ver no que o tronco seco se transformou. “Meu sobrinho tem um dom para isso, é privilegiado. Quando pega a primeira vez para fazer, já pega fica perfeito”, disse Décio Luiz Pimenta.
Amor pela arte
Junio Carlos Pimenta de Souza usa motossera para criar artes em Santa Rita do Passa Quatro
Leandro Vicari/EPTV
A paixão pelas figuras começou quando ainda era estudante. O artista contou que sempre gostou de desenhar.
Souza vem de uma família de lenhadores e logo cedo começou a trabalhar fazendo corte e poda de árvores. Para todos, eram apenas galhos e tronco, enquanto o lenhador via arte com o material.
“Nos horários de almoço ou café da tarde ele nunca parava. Começava a rabiscar com a motosserra e no fim eu comecei a ficar impressionado com o que começou sair” contou o lenhador Alexssander Luiz Pimenta.
Esculturas criadas pelo lenhador de Santa Rita do Passa Quaotro
Leandro Vicari/EPTV
A primeira escultura foi um ursinho sentado no tronco. A escultura feita há quatro anos era só um esboço do que viria pela frente.
Souza contou que assistiu a um vídeo pela internet de um norte-americano que usava a motosserra para fazer esculturas. Foi então que ele decidiu criar uma também.
“Hoje, vejo uma amadeira e guardo. Falo: essa dá para fazer alguma coisa legal”, contou o artista que, aos poucos, está desenhando a sua história em Santa Rita do Passa Quatro.
Lenhador usa motosserra para transformar madeira em arte em Santa Rita do Passa Quatro
Leandro Vicari/EPTV
REVEJA VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

Adicionar aos favoritos o Link permanente.