UFSC sedia ‘Encontro brasileiro de cicloativismo e mobilidade por bicicleta’ em novembro

ufsc-sedia-‘encontro-brasileiro-de-cicloativismo-e-mobilidade-por-bicicleta’-em-novembro

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sediará, de 15 e 19 de novembro, o “Bicicultura Floripa 2023 – Encontro brasileiro de cicloativismo e mobilidade por bicicleta“. Com o tema “Cidades Pedaláveis, Cidades Democráticas”, o evento está em sua 10ª edição, sendo esta a primeira vez em Florianópolis. Segundo os organizadores, o Bicicultura será “um espaço para o convívio, compartilhamento de conhecimento e formação de alianças entre ciclistas, cicloativistas e todos os entusiastas e interessados, de todos os setores sociais, na democratização urbana, na sustentabilidade ambiental e na qualidade de vida que a bicicleta proporciona”.

O evento, que ocorre no Centro de Cultura e Eventos, é aberto a todos e a participação é gratuita. As inscrições podem ser feitas pelo formulário on-line. A programação contará com palestras, feira de artigos de bicicleta, pedaladas, atividades para crianças, intervenções urbanas, oficinas, atividades artísticas e esportivas. Entre os temas que serão abordados destacam-se infraestrutura e segurança viária, políticas públicas, cicloturismo, pesquisa, meio ambiente, ativismo, legislação, educação, planejamento urbano e direito à cidade. A programação completa será divulgada no início de novembro.

O Bicicultura é “um encontro anual organizado pela sociedade civil para celebrar e impulsionar a cultura da bicicleta como meio de mobilidade nas cidades brasileiras”, conforme informa o site do evento. As duas primeiras edições ocorreram em Brasília (DF), em 2008, e em Sorocaba (SP), em 2010. A partir da terceira edição, em 2016, os encontros passaram a ser anuais. Desde então, já passaram pelas seguintes cidades brasileiras: São Paulo (SP), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Maringá (PR) e Belém (PA). Duas edições foram realizadas on-line, por conta da pandemia.

O Bicicultura é organizado pela Associação Mobilidade por Bicicleta e Modos Sustentáveis (AMoBICI), Bruxas da Bike, Associação Blumenauense pró-Ciclovias (ABC) e União de Ciclistas do Brasil (UCB).

Mais informações no site do evento, pelo e-mail  [email protected] e pelo Instagram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.