76 toneladas de ácido sulfúrico caíram no Rio Tocantins em desabamento de ponte

A ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) confirmou que 76 toneladas de ácido sulfúrico, transportadas por um dos caminhões envolvidos no desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, caíram no Rio Tocantins.

O acidente, ocorrido no domingo (22) na divisa entre Tocantins e Maranhão, também envolveu outro caminhão que carregava 22 mil litros de defensivos agrícolas.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb/SP), referência em análises ambientais, foi acionada para realizar testes avançados que possam determinar a extensão dos danos causados pela contaminação.

Impacto ambiental

Ao todo, 19 municípios estão sob risco de impacto ambiental, incluindo 11 no Tocantins, como Aguiarnópolis e Tocantinópolis, e 8 no Maranhão, como Imperatriz e Estreito.

Por precaução, o governo do Maranhão orientou a suspensão da captação de água para abastecimento público nas cidades rio abaixo do local do acidente até que a diluição dos contaminantes seja confirmada como segura.

O post 76 toneladas de ácido sulfúrico caíram no Rio Tocantins em desabamento de ponte apareceu primeiro em Times Brasil- Licenciado Exclusivo CNBC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.