Padre Tiago Araújo se despede do Seminário São José

O entrevistado da semana para fechar com chave de ouro a última edição impressa do jornal Perfil de 2024: Padre Tiago Araújo, que trabalha no Seminário São José e agora se despede e parte para uma nova missão na cidade de Brusque.

Veio trabalhar em Rio Negrinho em 2023, depois de estudar no Seminário. Ordenado em 19 de dezembro de 2020, ele conta como foi o tempo que esteve como formador dos jovens em uma missão que ele considera “um chamado feito por Deus”.

PERFIL – Como foi a experiência de trabalhar no Seminário em Rio Negrinho?

PADRE TIAGO – Estar em missão no seminário São José como formador é um grande desafio e ao mesmo tempo uma bênção. Foram dois anos maravilhosos, sobretudo a convivência e o aprendizado com a comunidade religiosa. A formação dos nossos seminaristas em vista da vida consagrada e do ministério sacerdotal é uma missão nobre e extremamente importante para o futuro da Igreja. Com certeza é uma dádiva para a cidade de Rio Negrinho, bem como para a nossa casa esta feliz presença que já perdura 75 anos.

PERFIL – Quando chegou aqui já conhecia a cidade e como foi recepcionado?

PADRE TIAGO – Quando da minha transferência fiquei extremamente feliz. Havia morado neste Seminário no ano de 2010. Na época, com 23 anos, formado e muito bem empregado, foi um tempo de grande provação, de ressignificar a minha vida e meus sonhos. Sempre acredito que a vontade de Deus é o melhor para cada um de nós, e nesses 15 anos de caminhada na Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus posso confirmar que isso comprova-se no dia-a-dia. Fui muito bem recepcionado pela comunidade em geral, de modo especial por aqueles que eu ainda matinha vínculo desde a minha primeira passagem nesta casa.

PERFIL – Agora o senhor parte para uma nova missão. Fale um pouco sobre ela.

PADRE TIAGO – Estou voltando para a cidade de Brusque. Quando fui ordenado sacerdote, a paróquia São Luis Gonzaga foi minha primeira experiência como padre. Agora retorno para a mesma cidade, porém como diretor do Convento Sagrado Coração de Jesus. Lá temos a etapa que chamamos de discipulado, são três anos em que nossos seminaristas estudam na graduação de Filosofia, bem como se envolvem com os trabalhos pastorais nas mais variadas comunidades da região. A etimologia da palavra discípulo vem do grego, significa “aquele que escuta, aprende”. Isto é a confirmação daquela frase que ecoa constantemente e fora pronunciada por Jesus: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”.

PERFIL- Para finalizar, estamos nos aproximando do Natal. Deixe uma mensagem para o povo rio-negrinhense.

PADRE TIAGO – Natal não é mera repetição, Natal é vivência de fé, é crescimento espiritual. A Igreja é muito sábia em todos os anos preparar um tempo todo especial para o nascimento de Jesus. Uma característica que me toca bastante nesse período é a maneira como Deus agiu e continua agindo na história da humanidade.

Ele rompe nossas expectativas e confunde os soberbos. Jesus nasce em um lugar que não foi previamente planejado, de uma família pobre e simples, não em um castelo, mas em uma rocha cavernosa que abrigava animais e pastores. Não tinha status social, não era de família abastada, mas se tornou conhecido por todos os lugares do mundo.

Deus realmente utiliza de métodos e formas que jamais conseguiremos compreender completamente. por isso que a preparação para o Natal exige fé e esperança. Exige que confiemos mais na providência de Deus, pede para que sejamos mais simples, que olhemos para a essência das coisas e, acima de tudo, para a essência das pessoas.

O Natal será sempre uma data comemorativa e comercial se, em nós, não causar um efeito de mudança. Por isso aproximemo-nos e amemos cada dia mais Jesus Cristo, o Emmanuel, aquele que é Deus conosco. Aproveito para agradecer imensamente o apoio de toda comunidade aos apelos do Seminário São José, pelas orações e participação em nossos eventos.

Viver aqui só é possível porque vocês nos auxiliam, mas acima de tudo, auxiliam e zelam pela Igreja de Jesus Cristo. Ano que vem teremos 24 seminaristas, será um grande desafio, mas tenho certeza que as bênçãos e as graças do Pai jamais faltarão para aqueles que possuem reta intenção e confio plenamente que a equipe formativa de 2025 fará um belíssimo trabalho.

Feliz e abençoado Natal queridos amigos, benfeitores e toda a comunidade de Rio Negrinho. Minha gratidão por tudo o que vivi nesta terra maravilhoso. Creio que não seja um adeus, mas um até logo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.