Golpistas usam nomes de advogados e dados de processos para pedir dinheiro e enganar clientes em Araraquara

golpistas-usam-nomes-de-advogados-e-dados-de-processos-para-pedir-dinheiro-e-enganar-clientes-em-araraquara

golpistas-usam-nomes-de-advogados-e-dados-de-processos-para-pedir-dinheiro-e-enganar-clientes-em-araraquara


Eles entram em contato com as pessoas envolvidas nas ações e pedem dinheiro prometendo a falsa liberação de outros valores. OAB emitiu alerta. Advogados e clientes têm sido alvo de estelionatários em Araraquara (SP). Os golpistas pegam informações públicas sobre processos judiciais, entram em contato com as pessoas envolvidas e pedem dinheiro.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Araraquara emitiu um alerta sobre o golpe.
📲 Receba no WhatsApp notícias de Araraquara e região
Ligação sobre processo
A aposentada Neusa Tozetti recebeu uma ligação de um homem falando sobre um processo antigo da mãe dela, que é falecida, referente a diferença de planos econômicos. Ela achou que era verdade, pois realmente existia um processo desse tipo na família.
“Sabia o nome inteiro da minha mãe. Deu o nome da doutora (advogada) e eu achei que seria verdadeiro”.
Os criminosos usaram até o nome da advogada dela para dar mais veracidade. A sorte é que o filho dela estava ligado e alertou a dona Neusa.
A aposentada Neusa Tozetti não caiu em golpe graças ao filho em Araraquara
Ely Venancio/EPTV
“Os idosos não estão acostumados com esse ritmo de vida que a gente tem hoje. Com essa facilidade que as pessoas tem de ter as informações à mão. Então eles caem em golpes mais facilmente. Então eu peço para ela ligar para mim, que eu resolvo”, disse o educador Marcelo Parancini.
OAB faz alerta
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Araraquara, Felipe Maurício de Oliveira, explica que quando os golpistas conseguem avançar nas conversas com as vítimas, pedem pagamentos das custas do processo via PIX, transferências, mas não é assim que funciona.
“As custas de um processo tem natureza de tributo, então ela sempre vai ser recolhida através de um documento oficial, uma guia do estado de São Paulo, uma guia da União. A guia jamais é paga mediante PIX ou depósito em conta de particular”.
Advogados têm nome usado em golpes
Advogadas de Araraquara tiveram nomes usados em golpes
Ely Venancio/EPTV
Os advogados também são prejudicados. Criminosos usaram dados pessoais e profissionais de duas advogadas de Araraquara. Ambas registraram boletim de ocorrência.
A advogada Tatiana Milena Albino ficou sabendo golpistas usaram as informações dela para tentar aplicar golpes em clientes. Um deles quase caiu.
“Perguntou até quando ele poderia fazer aquele PIX. Eu estranhei e falei que não tinha pedido PIX nenhum. E ele falou que tinha falado comigo. Foi ai que a gente tomou ciência do golpe e a proporção disso”, disse.
Um dos clientes dela gravou uma das ligações de um golpista, se passando por estagiário do escritório dela. O filho dele atendeu. (Veja abaixo a transcrição do áudio).
“É para informar a ele sobre o comunicado referente ao processo dele de 2008. A doutora pediu para deixar o contato do escritório e do celular dela, pra ele entrar em contato com ela, pra ela passar pra ele sobre o alvará de liberação, que saiu em nome dele, tá?”.
“Essa pessoa que se faz passar por mim, ela convence aquele cliente que ele tem que pagar um valor alto, cerca de R$ 10 mil, para liberar valores em torno de R$ 300 mil que ele teria direito. Se fica uma dúvida, eles ainda encaminham documentos para comprovar que ele teria aquele crédito. Extratos do banco com meu nome, telefone do banco. Tudo muito bem elaborado”, afirmou a advogada Tatiana.
A advogada Renata Bernardi Boschiero também teve informações usadas por golpistas e também focou sabendo por meio de um cliente abordado pelos criminosos.
“Usam o nome de outros profissionais. A advocacia também está vulnerável. A sensação é de medo e preocupação, por que até onde isso vai chegar? Por sorte, nenhum cliente meu caiu, mas poderia ter caído”, afirmou Renata.
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

Adicionar aos favoritos o Link permanente.