Cresce em 10% volume de galhos de árvores para serem processados na Usina Verde de Campinas; entenda

cresce-em-10%-volume-de-galhos-de-arvores-para-serem-processados-na-usina-verde-de-campinas;-entenda


Aumento no registro de quedas de árvores por conta dos temporais provocou reflexos no processamento dos materiais verdes, que são transformados em adubo orgânico. O aumento na queda de árvores em Campinas (SP) tem provocado reflexos da Usina Verde de Compostagem do município. Segundo a prefeitura, cresceu em 10% a quantidade de galhos que aguardam processamento para produção de adubo orgânico – veja abaixo como funciona.
São 200 toneladas de material que esperam processamento. E o volume de material deve aumentar. Isso por que ainda há muitos restos de árvores que caíram nos últimos dias que não foram recolhidos.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Campinas
Secretário de Serviços Públicos, Ernesto Dimas Paulella estima que o serviço de recolhimento possa durar até mais duas semanas. Segundo o titular da pasta, Campinas possui sete equipes com dez pessoas cada, e cada grupo consegue atuar na limpeza e recolhimento de até cinco árvores por dia.
“Avaliamos que se não houver mais nenhum evento severos nesses dias, acredito que em duas semanas devemos recolher tudo”, diz Paulella.
Um levantamento com dados da prefeitura mostra que o número de árvores que caíram em outubro, muito em virtude dos temporais, é 18 vezes maior que o registrado na cidade no mesmo período do ano anterior.
Moradores podem acionar a prefeitura pelo telefone 156 para informar sobre locais que precisam de recolhimento.
Árvore caiu em cima de dois carros em Campinas
Wesley Justino/EPTV
Usina verde
Em funcionamento desde novembro de 2020, a Usina Verde de Compostagem de Campinas recebe resíduos provenientes de lodo da estação de tratamento da Sanasa e de galharia e restos de poda de árvores da cidade.
Em média, a unidade transforma, por dia, cerca de 100 toneladas de resíduos em adubo orgânico.
Temporais aumentam em 18 vezes quedas de árvores em Campinas; veja regiões mais afetadas
O composto orgânico proveniente da Usina Verde é utilizado no cultivo de mudas e plantas ornamentais do Viveiro Municipal, no plantio de árvores e flores e nos experimentos com sementes do IAC (Instituto Agronômico de Campinas).
Composto orgânico produzido pela Usina Verde em Campinas.
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região

Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.