Educação social: voluntariado e o desenvolvimento integral dos alunos

educacao-social:-voluntariado-e-o-desenvolvimento-integral-dos-alunos

educacao-social:-voluntariado-e-o-desenvolvimento-integral-dos-alunos


O voluntariado é uma prática que contribui de diversas maneiras para o desenvolvimento pessoal e profissional. Educação social: voluntariado e desenvolvimento
Divulgação/Colégio Adventista
A prática do voluntariado contribui para o desenvolvimento não só profissional, mas também para o pessoal de todo ser humano. Isso acontece, por exemplo, pela oportunidade de conhecer realidades diferentes, de imergir em novas culturas e de exercer a empatia e a sensibilidade que são tão importantes para a vida.
Diante desse cenário, a pesquisa voluntariado no Brasil 2021, realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) junto ao DataFolha, traz dados que reforçam o quanto os brasileiros reconhecem a importância desse assunto. O estudo revela que, em 2021, 57 milhões de pessoas foram voluntários ativos no país.
Alinhado a esse contexto, a Educação Adventista inclui em sua programação anual uma série de trabalhos voluntários que visam somar ao desenvolvimento de seus alunos e, ao mesmo tempo, contribuir para a construção de um mundo melhor.
Neste ano, por exemplo, a instituição realizou missões na Bolívia e no Paraguai. Na última, 120 pessoas da rede Adventista de Educação de Mato Grosso do Sul, dentre elas alunos e médicos voluntários, foram até La Paloma del Espíritu Santo, cidade que fica a 40 km da fronteira com o Brasil.
O município conta com 10 mil habitantes e muitas necessidades de saúde e, com isso, o propósito da ação foi prestar atendimento na área de saúde básica para as comunidades e famílias da região, assim como realizar palestras sobre esse tema.
Área de lazer interativa para as crianças.
Divulgação/Colégio Adventista
Uma das beneficiadas da ação foi a moradora local Sandra Gonzalés. Ela reconhece as necessidades presentes em sua cidade e estava emocionada ao dizer que o atendimento prestado pelos voluntários foi sinônimo de acolhimento.
“Com certeza sairemos daqui atendidos e com o coração cheio”, diz.
Para a missionária Isabela Abrão, em cada atividade que realizou durante a missão, ela via o propósito ali presente. Já o missionário Leonardo Ferro apontou a importância de viver a imersão em uma cultura totalmente diferente, mesmo que a cidade esteja na fronteira com o Brasil.
Esse é só um exemplo do que a Educação Adventista faz para ir além do ensino. São práticas integrais que desenvolvem em seus alunos o senso de ética, valores, cidadania e o compromisso em se dedicar na construção de um futuro mais justo para todos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.