Produtor de frutas do Vale do São Francisco precisa focar em ampliar mercado consumidor

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Lucratividade da fruticultura exige investimento para ampliar demanda, defende pesquisador da Embrapa. Produtores de frutas do Vale do São Francisco devem investir coletivamente em estratégias para ampliar mercado consumidor de frutas.
Aline Oliveira/Vereda Comunica
Para melhorar os resultados e puxar para cima a curva de lucratividade do negócio, o produtor de frutas do Vale do São Francisco precisa investir em ampliar o mercado consumidor. Essa é a estratégia apontada pelo pesquisador da Embrapa João Ricardo Lima. Na avaliação dele, que é economista, é preciso colocar mais foco na ampliação da lucratividade e isso exige trabalhar para melhorar o preço da fruta no mercado, o que acontece se houver crescimento da demanda.
João Ricardo foi um dos palestrantes do I Workshop do Agro, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Juazeiro no dia 30 de setembro no Centro de Excelência em Fruticultura, em Juazeiro. O evento promoveu um debate sobre como reduzir custos e ampliar a produtividade na fruticultura do Vale do São Francisco e contou com o apoio da Seiva do Vale. A programação foi coordenada por alunos do curso técnico de Agronegócio.
Trabalho coletivo
João Ricardo sugere que este investimento e movimento seja feito de forma coletiva para reduzir custos e ampliar resultados. “Nem sempre ter uma boa produtividade significa que você vai ter mais lucro. Além da produtividade, é preciso ter mais gente querendo comprar a fruta”, avalia. A estabilidade na demanda reflete também na estabilidade do preço da fruta no mercado, enquanto os custos seguem aumentando. “É um ciclo vicioso, que só vamos resolver quando ampliarmos o mercado consumidor”, acredita.
O pesquisador avalia que o produtor de fruta do Vale não investe de forma adequada em marketing, o que, segundo ele, precisa ser feito de forma mais agressiva, apostando em mídias tradicionais de impacto nacional. Ele observa que não vê investimento para levar a manga e a uva do Vale para aparecer em uma novela, um programa de entretenimento de uma rede nacional, por exemplo. “Não existe mercado para aquilo que você não conhece. Você tem que mostrar para o seu cliente que aquilo existe, para criar o desejo de compra”, explica.
Quem também defende a importância do trabalho no coletivo é o pesquisador da Embrapa Rinaldo Morais. Para ele, essa é a solução para fortalecer o poder de negociação, reduzir custos na compra de insumos em maior volume e usar estratégias que só na união de várias empresas se tornam viáveis economicamente. “É aquela história: juntos somos mais fortes!”, destaca.
Sustentabilidade
Por outro lado, o pesquisador faz questão de destacar que reduzir produção não é opção nesta conta, até porque ele mesmo lembra que os resultados seriam desastrosos para a economia local, gerando, inclusive, desemprego.

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