Unicamp: ‘empresas-filhas’ elevam faturamento em 32% e abrem 2,5 mil empregos em um ano, diz Inova

unicamp:-‘empresas-filhas’-elevam-faturamento-em-32%-e-abrem-2,5-mil-empregos-em-um-ano,-diz-inova


Valor representa aumento de 32% em relação ao ano anterior. Dados da Inova foram levantados com base em perguntas do cadastro voluntário de empresas-filhas. Agência de Inovação da Unicamp, Inova, em Campinas
Pedro Amatuzzi/Unicamp
As empresas-filhas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) bateram recorde de faturamento anual com R$25,9 bilhões neste ano de 2023. O valor representa um aumento de 32% em relação ao ano anterior, de acordo com a Agência de Inovação Inova, da Unicamp.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Campinas
Segundo a Inova, também foi observado o aumento de empregos diretos, sendo que as empresas-filhas ativas geraram 47.156 postos de trabalho no ano de 2023, ou seja, 2.532 novos empregos em comparação ao ano anterior.
Os dados da Inova foram levantados com base em perguntas do cadastro voluntário de empresas-filhas, que acaba de lançar para download em seu site o Relatório de Empresas-filhas da Unicamp de 2023.
O documento reúne dados consolidados das empresas-filhas com análises e casos de sucesso de alguns empreendimentos fundados por alunos, ex-alunos, docentes ou funcionários da Unicamp, além de empresas criadas a partir de tecnologias da Universidade, conhecidas como spin-offs acadêmicas, ou incubadas e graduadas pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp).
“O mapeamento de empresas-filhas da Unicamp teve seu início em 2006 e, desde então, a Inova Unicamp acompanha a progressão e o amadurecimento contínuo desse ecossistema empreendedor, representado principalmente pelos indicadores de faturamento e geração de empregos”, comenta a professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp.
Mapeamento
O levantamento da Inova mapeou, neste ano, um total de 1.387 empresas-filhas cadastradas, sendo que 1.156 delas estão em atividade e gerando rendimento e empregos, em sua maioria, próximos às cidades onde estão as unidades de ensino da Unicamp (Campinas, Paulínia, Limeira e Piracicaba).
Conforme a Inova, 93,1% das sedes das empresas estão na região Sudeste. Dentro desse percentual, 95% das empresas têm sua sede localizada no Estado de São Paulo, especialmente nas Regiões Metropolitanas de Campinas (57,6%) e Piracicaba (3,1%). A segunda maior concentração de empresas-filhas fica na Região Metropolitana de São Paulo (23%).
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.