No Paraná, 22 municípios estão em situação de emergência por causa das chuvas

Voluntários, bombeiros e Defesa Civil entregam alimento para quem está em regiões isoladas. No Paraná, 22 municípios estão em situação de emergência por causa das chuvas
Jornal Nacional/ Reprodução
No Paraná, 22 municípios estão em situação de emergência por causa da chuva.
União da Vitória é o município mais atingido pelas fortes chuvas no sul do Paraná. Quase 3 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas. Osni tem um olho na água, que já chegou no portão de casa, e outro nos móveis que já foram todos erguidos.
A água é bem traiçoeira, ela vai atacando também por trás das casas”, diz ele.
O Rio Iguaçu não para de subir há quase duas semanas. A água chegou aos 8,30 m, mais de quatro vezes acima do normal. Essa já é a terceira maior enchente da história na cidade. Próximo ao Rio Iguaçu, o acesso é só de barco. Em um ponto, a água já passou dos 2 m em relação ao nível da rua.
Em São Mateus do Sul, a 150 km de Curitiba, tem casa que praticamente desapareceu debaixo d’água. Em 18 dias, choveu 413 mm – a média para outubro era de 169 mm. Quase mil pessoas estão em abrigos ou foram recebidas em casas de parentes e amigos.
“Última vez que a gente foi lá, a gente não entrou porque já não dava para entrar mais, tinha que entrar só com o bote mesmo. É triste,”, diz a dona de casa Edna da Silva.
Voluntários, bombeiros e Defesa Civil entregam alimento para quem está em regiões isoladas pela chuva. A Ana Paula abriga os vizinhos e vai até onde pode buscar mantimentos.
“O que eu estou podendo ajudar agora no momento é vir com o carro para levar para o povo”, conta ela.
O aposentado Francisco Franco passa o dia trazendo a mudança de quem precisa escapar da água.
“Bastante mudança. Geladeira, fogão a gás, freezer, tiramos bastante coisa. Mas enquanto eu tiver vida e saúde, com 69 anos, eu vou ajudar o que eu puder”, diz.
LEIA TAMBÉM
Outubro é o mês mais chuvoso dos últimos 26 anos em Curitiba; entenda o que provoca tanta chuva
Chuva volumosa faz rio transbordar e cidades do Oeste de SC registram novos estragos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.