EUA interceptam mísseis disparados do território do Iêmen

eua-interceptam-misseis-disparados-do-territorio-do-iemen


Há possibilidade de que grupos armados ligados ao Irã se envolvam na guerra recente entre o Hamas e Israel. No Iêmen, há uma guerra civil, e um dos lados é financiado pelos iranianos. Manifestação em apoio aos palesinos em Sanaa, no Iêmen, em 18 de outubro de 2023
Khaled Abdullah/Reuters
Um navio de guerra dos Estados Unidos interceptou três mísseis e diversos drones que foram lançados a partir do território do Iêmem, afirmaram, nesta quinta-feira (19), as Forças Armadas americanas.
Segundo os americanos, os mísseis tinham como destino o território de Israel. No Iêmen há uma guerra civil entre dois grupos; um deles é apoiado pela Arábia Saudita, e o outro, pelo Irã. De acordo com os americanos, foram os aliados do Irã que dispararam os mísseis.
O governo dos EUA está preocupado com a possibilidade de que grupos armados ligados ao Irã em outras regiões do Oriente Médio resolvam entrar em ação durante a guerra atual entre o Hamas e Israel.
O navio dos EUA estava no norte do Mar Vermelho quando interceptou os projéteis. Não houve feridos.
O porta-voz das Forças Armadas dos EUA, o General Patrick Ryder, disse que não se pode afirmar com certeza qual era o alvo.
Os EUA enviaram navios de guerra para o Oriente Médio na semana passada, incluindo dois porta-aviões.
Embora a Casa Branca afirme que não há “planos ou intenções” para usar esses navios, os americanos querem sinalizar que estão prontos para entrar em ação.
Explosão em hospital em Gaza abre guerra de versões entre Palestinos e o governo de Israel

Adicionar aos favoritos o Link permanente.