‘Era todo dia um terror’, relata mineira que estava em Israel e desembarcou no Brasil hoje

‘era-todo-dia-um-terror’,-relata-mineira-que-estava-em-israel-e-desembarcou-no-brasil-hoje

‘era-todo-dia-um-terror’,-relata-mineira-que-estava-em-israel-e-desembarcou-no-brasil-hoje


A enfermeira Silene Macedo é de Contagem e pousou no sexto voo da FAB com repatriados. Silene Macedo, de Contagem, na cidade israelense de Tel Aviv
Silene Macedo/Arquivo pessoal
Mais uma mineira que estava em Israel conseguiu voltar para o Brasil. Silene Macedo, de 45 anos, é de Contagem. Ela faz parte do grupo de 219 brasileiros que pousaram no Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira (19), no sexto voo de resgate da Força Aérea Brasileira (FAB).
Último voo da 1ª fase de resgate de brasileiros em Israel chega ao Brasil; 1.135 foram repatriados
A enfermeira viajou para Israel a turismo com uma tia, há três meses, e foi surpreendida pelo conflito. Ela contou à TV Globo que as duas viveram momentos de apreensão no país em guerra. Ambas pegaram voos comerciais do Rio até o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins.
“Nós fomos passear e nos deparamos com essa guerra lá. Foi muito difícil para todos nós. Todos os dias, sirenes e bombas. As cidades atingidas, nós estávamos perto. Estávamos em Jerusalém e Bene Beraq. Então, era todo dia um dia de terror”, relatou Silene.
Ela disse que a viagem saindo de Tel Aviv foi tranquila e elogiou o trabalho dos profissionais da Força Aérea. Em Israel, presenciou pessoas aflitas pelas ruas.
“É um alivio porque a gente vê muita gente desesperada, principalmente um rapaz, que a gente até parou ele para perguntar se ele teve algum amigo que sofreu algum ataque. Porque ele falava ‘gente, pelo amor de Deus, alguém me tira daqui’. Ele ficou traumatizado”, relembrou.
A experiência como profissional da saúde fez com que ela conseguisse manter a calma, mesmo com uma semana de bombardeios.
“Toca a sirene primeiro e depois vêm as bombas. Eu sou mais tranquila. Minha tia estava em outra cidade e ela ficou muito assustada. Então eu fui ligando e tranquilizando ela. ‘Vai para o quarto, fica tranquila, que já já passa’. Só que não passava. Era o tempo todo”.
Segundo o Itamaraty, 1.135 brasileiros foram repatriados desde o início do conflito entre Israel e o Hamas, em 7 de outubro.
Aqueles que desejam deixar o país precisam preencher um formulário de inscrição on-line disponibilizado pela Embaixada do Brasil em Tel Aviv.
Silene Macedo falou com a imprensa após desembarcar no Rio de Janeiro
Reprodução/TV Globo
Vídeos mais vistos do g1 Minas:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.