Porto Alegre terá mais 70 ônibus 0 km com ar-condicionado até o fim de 2023, diz prefeito em apresentação de 129 coletivos novos neste sábado (13)

porto-alegre-tera-mais-70-onibus-0-km-com-ar-condicionado-ate-o-fim-de-2023,-diz-prefeito-em-apresentacao-de-129-coletivos-novos-neste-sabado-(13)

Ônibus do sistema vão receber adesivos de pontos-cegos, como adiantou o Diário do Transporte

ADAMO BAZANI

A cidade de Porto Alegre deve receber até o fim de 2023 mais cerca de 70 ônibus zero km com ar-condicionado e internet grátis para os passageiros, anunciou na manhã deste sábado, 13 de maio de 2023, o prefeito Sebastião Melo em apresentação de 129 coletivos comparados pelas 11 empresas concessionárias das linhas municipais.

Com isso, a renovação entre o segundo semestre de 2022 e o fim deste ano chegará a aproximadamente 200 ônibus.

Para as 129 unidades apresentadas, as companhias investiram cerca de R$ 80 milhões.

O prefeito disse que atualmente um dos desafios para a mobilidade é atrair pessoas para o transporte público e, para isso, são necessários investimentos.

“A mobilidade humana é um dos maiores desafios do Brasil. Cidade boa para viver tem que ter vários modais . Precisamos melhorar e integrar o sistema de transporte público e oferecer qualidade para atrair os passageiros”

Melo vai à Brasília no domingo (14) para durante a semana acompanhar as discussões sobre o projeto que cria um novo marco regulatório para os transportes, que aumenta o compromisso da União com os transportes coletivos, para que as receitas não dependam somente das tarifas e para que os contratos sejam mais modernos e transparentes.

PONTO-CEGO:

Como também havia anunciado o Diário do Transporte, foi dado o início neste sábado (13), ao Projeto do Ponto Cego dos Ônibus.

“Todos os veículos novos receberam os adesivos que indicam os pontos cegos e vão circular com essa sinalização. A utilização é para alertar sobre a visibilidade do motorista do ônibus para que seja reforçada a cautela”, explicou, em nota, o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

A colagem dos dois adesivos, um de cada lado dos veículos, nas cores preta, branca, amarela e vermelha aponta o início do trecho com maior risco e tem a seguinte frase: “Ponto cego. O motorista pode não estar vendo você”. Os adesivos serão expandidos para os demais veículos da frota.

A equipe da Escola Pública de Mobilidade realizou uma atividade prática no local com a colocação de bicicletas nos chamados pontos cegos. Os agentes de fiscalização explicaram os riscos e mostraram como é a visibilidade do condutor de um ônibus.

“Tem lugares nos ônibus que os motoristas não conseguem enxergar os ciclistas. Essa ação que integra o Movimento Maio Amarelo serve para conscientizar sobre os cuidados e promover a segurança para esse modal.”, comenta o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires.

OUTRAS CIDADES

Na Grande São Paulo, o uso de adesivos de pontos cegos tem sido ampliado, com mais sistemas aderindo à prática.

O problema é que pela pouca divulgação sobre o que significa esta sinalização, muitos pedestres, ciclistas e motociclistas acabam nem percebendo.

Na capital paulista, o uso é antigo.

Há veículos com adesivo de ponto cego também no Corredor ABD (entre o ABC e a capital paulista) e nos sistemas municipais de Diadema e Guarulhos.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2023/03/20/empresas-de-onibus-colocam-adesivos-de-ponto-cego-mas-ciclistas-e-pedestres-ainda-nao-sabem-identificar-mortes-de-ciclistas-sobem-no-estado-de-sao-paulo/

Os ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e operados pela empresa NEXT Mobilidade fora do Corredor ABD estão recebendo a identificação também.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2023/03/22/onibus-comuns-intermunicipais-da-next-mobilidade-no-abc-comecam-a-receber-adesivos-de-alerta-de-pontos-cegos/

O Diário do Transporte mostrou que em novembro de 2022 a instalação dos adesivos de alerta de ponto cego virou lei na cidade de Piracicaba, interior paulista.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2022/11/22/nova-lei-preve-instalacao-de-adesivos-para-alertar-de-ponto-cego-em-onibus-do-transporte-publico-de-piracicaba-sp/

Em Fortaleza (CE), em parceria da Etufor com o Sindiônibus, em 2018, foi realizada a sinalização dos ônibus, utilizando um selo de alerta na identidade visual da frota que aponta a mensagem “O motorista pode não estar vendo você”.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.