Obras na Av. Santo Amaro provocam filas enormes de ônibus e transtornos a passageiros; especialistas aponta falta de planejamento da prefeitura

obras-na-av.-santo-amaro-provocam-filas-enormes-de-onibus-e-transtornos-a-passageiros;-especialistas-aponta-falta-de-planejamento-da-prefeitura


Apenas 3 faixas estão liberadas para o trânsito de veículos, duas no sentido bairro e uma no sentido Centro. Com a desativação dos corredores de ônibus, coletivos precisam dividir espaço com carros e motos. Ônibus parados na Avenida Santo Amaro
RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
As obras de revitalização da Avenida Santo Amaro, na Zona Sul de São Paulo, estão em andamento há mais de um ano e, recentemente, passaram a ocupar metade das pistas que eram utilizadas para o tráfego de veículos, causando transtornos na vida da população, especialmente dos usuários de transporte coletivo.
Apenas três faixas estão liberadas para trânsito entre a Rua Afonso Brás e a Avenida Juscelino Kubitschek, duas no sentido bairro e uma no sentido centro.
Com isso, o corredor de ônibus foi desativado e os coletivos estão dividindo espaço com carros e motos.
Quando acontece algum acidente ou o fluxo de veículos aumenta, os ônibus ficam travados na avenida, formando uma grande fila.
Quem sai prejudicado nessa situação são os passageiros, que acabam tendo que caminhar por longas distâncias, no trajeto que seria percorrido pelo transporte.
Para o planejador urbano Rafael Drumont, os impactos da obra poderiam ser menores se houvesse mais planejamento por parte da Prefeitura de São Paulo, principalmente na questão do manejo do transporte público.
“Ela [prefeitura] fala em evitar a região, mas ela também deveria fazer um pouco do trabalho dela, retirar algumas linhas de ônibus da Santo Amaro e reforçar outras linhas, como nas avenidas Ibirapuera e Vereador José Diniz, para que o fluxo de veículos em geral fosse menor ali. Pelo o que está se apresentando, isso não ocorreu. O que estão tentando é esse meio termo, em que as 13 linhas [de ônibus] da Santo Amaro têm que enfrentar o trânsito”, diz o especialista.
Por nota, a gestão municipal informou apenas que a CET, SPObras e SPTrans estão monitorando os trabalhos e o tráfego de ônibus na avenida.
Disse ainda que equipes atuam no local para dar mais segurança e fluidez ao trânsito.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.