Expoferr tem degustação gratuita de damurida, prato típico da culinária indígena de Roraima


Caldo feito com bastante pimenta e tambaqui será servido a partir das 20h desta quinta-feira (7). Iniciativa é da Secretaria Estadual dos Povos Indígenas (Sepi). Damurida é um prato indígena que leva muita pimenta e peixe o carne de caça
Samantha Rufino/g1 RR
A damurida, tradicional e sagrado prato típico da culinário do povo Macuxi, será servida gratuitamente em porções para degustação na noite dessa quinta-feira (7) na Exposição-Feira Agropecuária de Roraima (Expoferr), que ocorre na zona Rural de Boa Vista. Serão distribuídas 1.500 porções da iguaria a partir das 20h.
🌶️ 🐟 Declarada oficialmente patrimônio cultural e imaterial de Boa Vista, a damurida é um caldo que leva bastante pimenta, tucupi e carne de caça ou peixe. A iniciativa é da Secretaria Estadual dos Povos Indígenas (Sepi).
🚜 Saiba tudo sobre a Expoferr
Damurida: prato típico indígena à base de tucupi e pimenta atravessa gerações e mantém viva cultura ancestral
No caso da damurida distribuída na feira, o protagonista do prato será o tambaqui, um peixe de água doce – serão usados 40 kg. A receita leva ainda 5kg de pimentas ardidas, como a malagueta, olho de peixe e dedo de moça, além de cebola, pimentão, pimenta de cheiro. Para acompanhar, também será servido beiju – iguaria indígena feita à base de mandioca – e a farinha.
Além da degustação do prato tradicional, na tenda da Sepi haverá uma apresentação indígena de purificação espiritual, organizado do grupo cultural Kapoi.
Aprenda receita de damurida, prato indígena à vase de tucupi e pimenta
Sobre a Expoferr 🌾
Considerada pelo governo a maior feira agro do Norte, a Expoferr começou na terça-feira (5) e segue até o sábado (9). Todas as atividades da feira são gratuitas. A programação oficial começa todo os dias às 16h.
Este ano, a expectativa é que o evento movimente R$ 600 milhões em negócios e receber meio milhão de visitantes. A programação inclui cinco shows com artistas nacionais – Jads e Jadson, Henry Freitas, Iguinho e Lulinha, Naiara Azevedo e Flávio José, e a escolha da “Rainha da Expoferr”.
Nesta edição, haverá ainda a 2ª disputa Hackathon Agrotech, competição com prêmio de até R$ 5 mil para projetos de inovação para o agronegócio.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.