Da capital para o interior: dupla de DJs faz ‘remember’ de casa noturna tradicional de SP: ‘Deixar o público viajar ao passado’

da-capital-para-o-interior:-dupla-de-djs-faz-‘remember’-de-casa-noturna-tradicional-de-sp:-‘deixar-o-publico-viajar-ao-passado’


DJs da casa noturna “Toco”, que tem mais de 50 anos de história, realizam um ‘remember’ da balada que marcou a juventude de São Paulo na década de 1970. Da capital para o interior: dupla de DJs faz ‘remember’ de casa noturna tradicional de SP
Arquivo Pessoal
Na década de 1970, o bairro Vila Matilde, em São Paulo, recebeu uma casa noturna que futuramente se tornaria motivo de orgulho para os moradores do bairro. A história da “Balada Toco” foi tão marcante que, mesmo após o encerramento de suas atividades em 1990, o nome permaneceu na principal praça do bairro.
Em tantos anos de história, a casa noturna recebeu atrações internacionais e tornou-se ponto de encontro de personalidades da mídia, como Maurício Mattar, Fábio Assunção e Flávio Silvino.
Agora, 33 anos depois, a balada viaja aproximadamente 56 quilômetros e chega a Jundiaí (SP) para uma espécie de “remember”, promovido por ex-administradores do estabelecimento.
Da capital para o interior: dupla de DJs faz ‘remember’ de casa noturna tradicional de SP
Arquivo Pessoal
À TV TEM, os DJs Vadão e Ricardo Crunfli, responsáveis por trazer o projeto itinerante para o interior de São Paulo, explicam que a casa noturna contará com um sistema de luz e som moderno. O evento será realizado neste sábado (21), a partir das 20h.
Ricardo ainda conta que o espaço contará com diversos equipamentos que vão relembrar a Toco das décadas passadas. “O público viaja ao passado quando entra na casa noturna e encontra o raio laser e as caixas de som”, diz.
No “remember” da balada, os DJs planejam promover uma “viagem” desde os anos 70 até os anos 2000. Segundo DJ Crunfli, os ritmos variam entre rock brasileiro e internacional, Black e Dance Music. Além disso, videoclipes em sincronia com a música tocada.
Atrações internacionais
Da capital para o interior: dupla de DJs faz ‘remember’ de casa noturna tradicional de SP
Arquivo Pessoal
Em tantos anos de história, a direção da Toco apresentou ao público atrações como Queen, Snap, A-Ha, Information Society, Tecnhotronic, Kc And Sunsine Band, Culture Beat, Erasure, Mamonas Assassinas, Paralamas do Sucesso e Blitz.
Foi no final da década de 1990 que a história chegou ao fim. Segundo Crunfli, a chegada do “axé music” e de outras músicas populares fez com que os donos da Toco identificassem a necessidade de uma reforma que adaptasse o local ao novo momento do mercado musical.
Os entraves foram algumas dificuldades na negociação com o dono do terreno onde estava instalada a casa noturna. Segundo o DJ, foi solicitado um valor bastante alto porque o imóvel, na época, era bem atrativo principalmente para igrejas.
Sem acordo, a Toco acabou perdendo sua ‘”casa” fixa. “Para mim, que vivia na Toco, que administrava a casa, foi uma dor no coração imensa. Foi de chorar”, desabafa.
O reencontro de 2023 será realizado neste sábado (21), às 20h, no Clube Jundiaiense, localizado na altura do quilômetro 70 da rodovia Vereador Geraldo Dias.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.