Santarém conquista a 5ª edição do Selo Unicef com melhora de indicadores na primeira infância


Santarém está entre os 923 municípios que recebem o Selo. Melhorias nos indicadores da educação ajudaram Santarém a conquistar o Selo Unicef mais uma vez
Agência Santarém / Divulgação
Santarém, no oeste do Pará, está entre os 923 municípios que receberam o Selo Unicef e melhoraram suas políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes entre 2021 e 2024, em comparação à média nacional, em pelo menos três indicadores: saúde, educação e proteção contra a violência. O anúncio foi feito na quarta-feira (6).
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
De acordo com o Selo Unicef, para chegar a esses resultados, os municípios reconhecidos com o Selo, empenharam-se em cuidar bem da primeira infância e da adolescência; melhorar a educação da creche até a transição de jovens para o mundo do trabalho; investir na saúde física e mental de meninas e meninos; promover hábitos de higiene e acesso à água limpa; proteger crianças e adolescentes das violências e garantir a proteção social às famílias vulneráveis, em especial àquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais.
“Não estamos falando das cidades com os melhores indicadores, mas das cidades que melhoraram em relação à situação em que elas estavam em 2021. O Unicef comemora esse avanço de cidades em regiões vulneráveis que conseguiram tirar o atraso e melhorar mais. Com o apoio do Unicef, esses municípios conseguiram trazer mais eficiência para a sua gestão em diferentes áreas ligadas aos direitos da infância e adolescência, passando a cumprir de forma mais eficiente o que já é um dever do poder público”, explicou o representante do Unicef no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil.
Segundo a articuladora do selo Unicef, em Santarém, Roselene Andrade a certificação é fruto de um importante trabalho realizado no município.
“Cada ação, cada projeto e cada decisão que tomamos juntos teve como objetivo melhorar a vida daqueles que são o futuro do nosso município. A jornada não foi fácil, mas foi extremamente gratificante. O Selo Unicef é uma prova de que estamos no caminho certo, promovendo políticas públicas que trazem dignidade, oportunidades e esperança para todas as nossas crianças e adolescentes, futuro de nossa cidade,” disse a articuladora.
Santarém registrou melhora também nos indicadores de proteção das crianças contra a violência
Agência Santarém / Divulgação
A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, afirmou que esta certificação é mais do que um reconhecimento.
“É um marco que simboliza o esforço coletivo, o compromisso e o amor que temos por nossas crianças e adolescentes. Este selo representa a dedicação incansável de cada pessoa envolvida, desde os profissionais da saúde, educação e assistência social, até os líderes comunitários, famílias e, principalmente, as crianças e adolescentes, que são a razão de todo nosso trabalho”.
O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, afirmou que esta certificação representa o esforço coletivo de toda a gestão para melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes.
“Nós já estamos na quinta edição e em todas elas o município de Santarém foi certificado. Em nossa gestão são dois ciclos do Selo Unicef e isso é reflexo da melhoria contínua das nossas políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes. Agradeço o esforço de todos os nossos servidores, parceiros, comunidades e famílias, fundamentais para que tivéssemos êxito em atingir e melhorar ainda mais nossos indicadores”.
Os municípios certificados receberão troféu, certificado e a autorização para utilizar a logomarca do Selo Unicef. Também ganham as famílias e a comunidade porque, para ganhar o Selo Unicef, a gestão municipal deve promover intensa mobilização, participação e engajamento social.
Mais crianças imunizadas
A cobertura vacinal melhorou nos 923 municípios certificados, em comparação à média nacional. Enquanto, no Brasil, de 2020 a 2023, as coberturas da Tríplice Viral (D2)* aumentaram 2,6% (de 64,27% para 65,91%), nos municípios certificados pelo Selo Unicef, o aumento foi de 17,7% (de 56,4% para 66,4%).
Mais crianças na escola, aprendendo
O abandono escolar caiu mais nos municípios certificados, em comparação à média nacional. No Brasil, de 2019 a 2023, o abandono escolar caiu 38%, passando de 1,3% para 0,8%. Já nos 923 municípios certificados, a queda foi maior: 47% (saindo de 1,7% e chegando a 0,9%).
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.