Escolas da Capital debatem democracia e antirracismo

Nesta sexta-feira (8), a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis realiza a sexta edição de Encontro de Grêmios Estudantis, com sede na Escola Básica Virgílio dos Reis Várzea, em Canasvieiras. O evento ocorrerá das 8h30 às 16 horas. Participarão 330 estudantes de 28 escolas e de representantes dos núcleos de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). Haverá relatos de experiências (painel e oral), oficinas integradas, apresentações artísticas e exposição.

O encontro, de acordo com o secretário de Educação, Eduardo Gutierres, contribui na formação dos estudantes para que possam tomar decisões, exercer a cidadania conscientemente e respeitar as diferenças.

Os relatos de experiências serão feitos pelas escolas básicas Brigadeiro Eduardo Gomes, Dilma Lúcia dos Santos, João Gonçalves Pinheiro, Marcolino José de Lima, Professora Herondina Medeiros Zeferino e Virgílio dos Reis Várzea , além da EJA.
Conforme a coordenadora geral, professora Nataliê Cardoso, no total serão 17 oficinas, com os mais diversos temas. “Todas são frutos das demandas estudantis”.
Três delas abordarão “o grêmio estudantil e as redes sociais no diálogo com a comunidade escolar”, “democracia na prática” e “Antirracismo na escola”. Outras oficinas contemplarão “Representação estudantil na escola”, “Gestão democrática e participação do grêmio estudantil no uso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)”, “Os direitos das crianças e adolescentes: uma jornada de descoberta com os grêmios estudantis” e “Representação estudantil na escola”.

A banda da Escola Básica Municipal Henrique Veras fará uma apresentação, assim como o grêmio da EBM Marcolino José de Lima encenará uma peça de teatro.
Também haverá a exposição “Pintando e sonhando em telas: os mundos possíveis contra racismo e machismo na sociedade brasileira”. Os estudantes foram convidados a fazer uma pintura em tela coletiva, respondendo à questão: o que poderemos fazer para um mundo melhor e seguro para todas as pessoas?

Pelo Grêmio da EBM Donícia Maria da Costa, foi preparada um sala jogos com o tema é “muito melhor aprender brincando”. O espaço propõe reinventar as práticas educativas, incorporando a diversidade dos estudantes e suas necessidades. Essa abordagem permite que eles compreendam a realidade de forma crítica e autônoma. O espaço promoverá discussões matemáticas, estimulará o raciocínio lógico, o pensamento independente, a criatividade e a resolução de problemas, além de desenvolver autoconfiança, organização e socialização entre estudantes de diferentes grêmios.

Participaram da organização representantes dos grêmios estudantis da EBM Batista Pereira, EBM Brigadeiro Eduardo Gomes, EBM João Gonçalves Pinheiro e EBM Virgílio dos Reis Várzea.

SERVIÇO
O quê: VI Encontro de Grêmios Estudantis
Quando: dia 8/11-sexta-feira
Horário: 8h30 às 16h
Local: EBM Virgílio dos Reis Várzea

O post Escolas da Capital debatem democracia e antirracismo apareceu primeiro em Informe Floripa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.