A estratégia de Buffet com as eleições americanas no radar

Com o cenário eleitoral americano trazendo incertezas ao mercado, muitos investidores estão optando por realizar parte dos lucros conquistados nos últimos meses. Segundo William Castro Alves, estrategista-chefe da Avenue, esse movimento faz sentido considerando o desempenho acima da média do mercado e a volatilidade que o processo eleitoral pode trazer.

Em um ano em que o retorno médio dos investimentos dobrou para cerca de 20%, comparado aos tradicionais 10% anuais, o estrategista observa que muitos investidores preferem “colocar o lucro no bolso” para aumentar a liquidez. Além disso, William Castro Alves explica que, em períodos de eleições com resultados incertos, muitos preferem aumentar sua posição em caixa como forma de proteção.

Entre os que já adotaram essa estratégia está Warren Buffett, que, conforme Alves aponta, tem realizado vendas de ações, incluindo parte de sua posição na Apple. “Buffett aproveita o momento para economizar em impostos, uma vez que a carga tributária corporativa nos Estados Unidos, reduzida durante o governo Trump, está prevista para aumentar em 2025, a menos que seja renovada. Caso Kamala ganhe, há uma chance de elevação na tributação sobre ganhos de capital”, afirma o estrategista.

A carga tributária corporativa reduzida nos EUA, que expira em janeiro de 2025, torna o cenário ainda mais propício para que grandes investidores realizem lucros agora, enquanto o imposto permanece mais baixo. “Buffett quer se proteger de uma possível alta nos tributos sobre os ganhos de capital, que poderia afetar consideravelmente sua posição na Apple. Com as eleições no radar ele e outros grandes investidores preferem não arriscar”, complementa Alves.

No curto prazo, as decisões de investimento estão sendo fortemente influenciadas pelo cenário político, e analistas da Avenue acreditam que a volatilidade do mercado pode crescer nos próximos meses. Assim, para investidores que querem evitar surpresas, Alves destaca que aumentar a liquidez e aproveitar o cenário tributário atual são escolhas estratégicas, principalmente em um ano de eleição nos Estados Unidos.

Assista na íntegra:

O post A estratégia de Buffet com as eleições americanas no radar apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.