Sofá, TV e guarda-roupas: lixo se acumula às margens de córregos e riachos em Piracicaba


Moradores relatam que situação causa mau cheiro, alagamento e presença de ratos e baratas. Áreas próximas a córregos de Piracicaba são alvo de descarte irregular de lixo e entulho
Áreas de vegetação próximas a córregos e riachos em Piracicaba (SP) têm recebido descarte irregular de entulhos e lixo, que acabam acumulando e causando transtorno aos moradores. As maiores reclamações são de alagamentos, mau cheiro e presença de ratos e baratas.
Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp 📲
A equipe da EPTV, afiliada da TV Globo, percorreu alguns pontos em situação crítica na cidade e falou com os moradores das proximidades.
Em uma das áreas, na Avenida Antônia Pazinato Sturion, no bairro Morumbi, entulhos como tijolos e azulejos são vistos em grande quantidade na vegetação que desce até o córrego.
A dona de casa Rafaela Borges mora há dois anos perto do córrego e conta que o acúmulo de lixo já causou alagamentos diversas vezes.
“Causa transtorno, alagamento. E é lixo, né? Ratos e baratas e tudo mais.”
Lixo acumulado nas margens de córrego em Piracicaba
Edijan Del Santo/ EPTV
Sofá, TV e guarda-roupas descartados
Em outro local, no bairro Monte Líbano, até um sofá foi encontrado descartado próximo ao córrego. As caçambas de lixo que ficam ao lado estão todas cheias, transbordando, e os resíduos acabam caindo e se espalhando. O bueiro que fica no local está entupido. Mais abaixo, no córrego, o lixo também se espalha.
No bairro Tatuapé, além de lixo e entulho, há também muitos móveis e pedaços de madeira descartados acima do córrego. Uma televisão, armários e guarda-roupas desmontados se misturam aos demais resíduos.
Resíduos acabam caindo na água e obstruindo a passagem do córrego. Ao longo da margem do riacho, foram encontrados seis sofás descartados, além de mais móveis.
A auxiliar de limpeza Patrícia Mendes comenta que a situação é motivo de vergonha para os moradores.
“Fica feio pra gente mesmo aqui do bairro. Entope e acaba saindo bicho também.”
Entulho espalhado em área verde às margens de córrego
Edijan Del Santo/ EPTV
‘Limpa e no outro dia tá a mesma coisa’
No córrego do Enxofre, a situação se repete. Caixas, madeiras, móveis e até um colchão jogados pela margem. O açougueiro Jhonny Reberson conta que a limpeza é feita no local, mas não dura.
“Eles vem e limpam tudo, tudo. No outro dia tá a mesma coisa. Põe uma caçamba ali pra jogar lixo e as pessoas jogam fora”, explica o morador.
A Defesa Civil e a Secretaria de Obras da cidade realizaram um mapeamento de pontos como os retratados na reportagem. Em pelo menos nove locais já foi feita a limpeza.
A prefeitura informou que o serviço de limpeza de retirada de sujeira e entulhos será feito em todos, mas não passou um prazo para a realização.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.