Democrata e Republicano: o sistema bipartidário dos EUA

O sistema eleitoral dos Estados Unidos é classificado como bipartidário, embora existam outros partidos menores no cenário político. A equipe da corretora digital Avenue, com sede nos EUA, destaca que apesar de o país abrigar diversas siglas, apenas os partidos Democrata e Republicano possuem influência significativa e competitiva o suficiente para disputar eleições federais e presidenciais.

“Por isso, as disputas eleitorais nos Estados Unidos concentram-se historicamente entre essas duas forças políticas”, afirmam.

A história dos partidos começa pouco depois da independência americana, declarada em 1776 e reconhecida oficialmente pelos britânicos em 1783, ao fim da Revolução Americana. Nesse contexto, Alexander Hamilton fundou o primeiro partido do país, o Partido Federalista. Em 1792, Thomas Jefferson e James Madison criaram uma oposição às ideias de Hamilton, formando o Partido Democrata-Republicano, que mais tarde se tornaria o Partido Democrata.

Quer diversificar e lucrar com aplicações nos Estados Unidos? Abra agora mesmo sua conta na Avenue

Nos anos seguintes, divergências dentro do Partido Democrata, especialmente sobre o regime escravocrata e a autonomia dos estados, levaram ao surgimento de uma nova organização política. Em 1854, o Partido Republicano foi fundado, conhecido como o “Grand Old Party”, e em 1860 elegeu Abraham Lincoln como presidente.

No ano seguinte, teve início a Guerra Civil Americana, entre os Estados do Norte, majoritariamente republicanos e contrários à escravidão, e os Estados do Sul, onde predominavam os democratas e a defesa do sistema escravocrata. Com a vitória da União em 1865, o Partido Republicano se fortaleceu no cenário político nacional, enquanto o Partido Democrata perdeu força temporariamente.

Atualmente, o Partido Democrata é associado à defesa das liberdades civis e à igualdade social, representado pela cor azul e pelo burro, símbolo que surgiu em cartuns da década de 1820. Com 16 presidentes eleitos ao longo da história, a última vitória democrata foi em 2020. Kama Harris é a candidata do partido para as eleições de 2024.

O Partido Republicano, por sua vez, apoia pautas de liberalismo econômico e conservadorismo social, sendo identificado pela cor vermelha e o elefante como símbolo de sua força. O partido elegeu 19 presidentes, e seu último representante na presidência foi Donald Trump, eleito em 2016.

 Agora, Trump tenta novamente ser eleito presidente dos EUA, na disputa contra Kamala.

Lembrando que as eleições presidenciais dos EUA estão marcadas para 5 de novembro, e o presidente eleito tomará posse no dia 20 de janeiro de 2025, seguindo o cronograma estabelecido pelo sistema eleitoral americano.

Quer diversificar e lucrar com aplicações nos Estados Unidos? Abra agora mesmo sua conta na Avenue

O post Democrata e Republicano: o sistema bipartidário dos EUA apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.