Anvisa aprova novas imagens e mensagens de advertência em embalagens de cigarro


Fabricantes terão um ano para atualizar as advertências sanitárias. A partir de 2 de novembro de 2025, elas se tornarão obrigatórias. Novas imagens ressaltam os efeitos nocivos do tabaco
Reprodução/Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (30) as normas que estabelecem novas advertências sanitárias e mensagens para embalagens, expositores e mostruários de produtos fumígenos derivados do tabaco. Ao todo, sete novas imagens serão incluídas nas embalagens dos cigarros
As empresas terão um ano para atualizar as advertências sanitárias e, a partir de 2 de novembro de 2025, elas se tornarão obrigatórias. A última norma de atualização foi publicada no fim de 2017. As empresas tiveram até dezembro de 2018 para se adequarem às novas regras.
Segundo a Anvisa, as alterações têm como objetivo “promover a conscientização e alertar para os malefícios causados pelo uso de produtos fumígenos derivados do tabaco”.
Novas imagens ressaltam os efeitos nocivos do tabaco
Reprodução/Anvisa
Advertências sobre o tabaco aprovadas para mostruários
Reprodução/Anvisa
Uso de advertências sobre tabaco
A utilização de imagens de advertência nas embalagens de produtos derivados do tabaco está em vigor no Brasil desde 2001.
O país foi o segundo a exigir imagens nos avisos sanitários, após recomendação da Comissão Nacional para Controle do Tabaco a partir de uma discussão ocorrida na Assembleia Mundial da Saúde, em 2000.
Ao longo dos anos, as imagens e as frases de advertência foram sendo atualizadas para manter a efetividade dos alertas. Até o momento, foram realizadas quatro versões das advertências em 2001, 2003, 2008 e 2017.
⚠No Brasil, o consumo do tabaco e a exposição passiva ainda são responsáveis por 156 mil mortes por ano. Eles também acarretam cerca de 50 enfermidades, entre elas o câncer, doenças do aparelho respiratório e doenças cardiovasculares.
OMS lança guia para parar de fumar; infográfico mostra riscos do tabaco e os benefícios para quem largar o vício
Adicionar aos favoritos o Link permanente.