Documentário da TV Bahia em homenagem aos 50 anos do Ilê Aiyê é lançado em pré-estreia no cinema


Sessão contou presença de convidados, artistas, autoridades e lideranças do ‘Mais Belo dos Belos’ na noite de quarta-feira (30), no Salvador Shopping. Pré-estreia do documentário da TV Bahia sobre os 50 anos do Ilê lota cinema em Salvador
O documentário “Ilê Aiyê: a casa do mundo”, produzido pela TV Bahia e que homenageia os 50 anos do principal bloco afro do Brasil, foi lançado em uma sessão para convidados, artistas, autoridades e lideranças do “Mais Belo dos Belos” na noite de quarta-feira (30), no Salvador Shopping.
Na sexta-feira (1°), o material, que reúne registros inéditos e relembra a trajetória da entidade, que é símbolo da cultura baiana no mundo, da resistência do povo preto e da luta contra o racismo, será veiculado no horário da Sessão da Tarde.
A sessão para convidados contou com presenças ilustres de personagens icônicos do bloco afro: Antônio Carlos Vovô, popularmente conhecido como “Vovô do Ilê”, a filha de Mãe Hilda, Dete Lima, responsável pelos figurinos e Arany Santana, ex-diretora do bloco.
No documentário, a equipe de jornalismo da TV Bahia ouviu quase 60 pessoas, entre anônimos e famosos, que buscaram nos seus arquivos e lembranças os melhores momentos e relatos sobre o sobre o “Mais Belo dos Belos”.
Entre as participações estão nomes como Caetano Veloso, Daniela Mercury, Lazzo Matumbi, Carlinhos Brown, Mãe Hildelice e Vovô do Ilê. O casal de atores Lázaro Ramos e Taís Araújo também está no elenco, com narrações de trechos.
Se não fosse o Ilê Aiyê: bloco afro mais antigo do país celebra 50 anos; veja curiosidades sobre a história de resistência
Livro que retrata o surgimento do Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do Brasil, é lançado em Salvador
“Ilê Aiyê: a casa do mundo” tem coordenação e roteiro de Alexandre Lyrio, coordenação e reportagem de Ricardo Ishmael, edição e pesquisa de Sheliane Silva e edição de imagens de Gabriel Paz.
O roteiro tem como ponto de partida a Ladeira do Curuzu, o bairro da Liberdade e o surgimento do Ilê. A narrativa atravessa as cinco décadas de trajetória até chegar à turnê mundial que o grupo realizou em julho de 2024, iniciando a viagem pela África e passando por 12 países europeus.
Ilê Aiyê recebe Daniela Mercury, BaianaSystem e Orquestra Afrosinfônica em ‘festa’ dos 50 anos em Salvador
O material destaca, ainda, o protagonismo das mulheres do Ilê, especialmente Mãe Hilda de Jitolu, mãe de Vovô e ialorixá do terreiro Ilê Axé Jitolu, onde tudo começou. Falecida em 2009, ela foi a mentora do bloco e de todos os projetos sociais desenvolvidos pela entidade.
Bloco afro Ilê Aiyê
Divulgação/André Frutuoso
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
u
Adicionar aos favoritos o Link permanente.