Por que meu gato gosta tanto de morder? Motivos que podem explicar o comportamento ‘raivoso’

Gatos são muito conhecidos por gostarem de dar as famosas mordidinhas. Mas, apesar de não parecer, existem outros motivos além para seu pet gostar de morder.

A imagem mostra um gato de colocação variada mordendo o dedo de uma pessoa.

Seu gato pode estar mordendo por vários motivos – Foto: Freepik/Reprodução ND

Por que gatos gostam de morder?

Seu gato pode estar mordendo por vários motivos, e não simplesmente porque está com raiva e gosta de descontar em você. Uma mordida pode ser dolorosa, mas geralmente não carregam intensões ruins.

Mesmo que pareçam morder você aleatoriamente do nada, muitas vezes haverá algum sinal que você deixou passar despercebido, que causou o ataque inesperado do animal. Por isso, existem motivos pelos quais seu felino “gosta” de morder.

Mordidas de amor

Quando esses animais te mordem, eles podem estar apenas querendo expressar afeto com as famosas “mordidinhas de amor“.

A imagem mostra uma mulher loira com uma faixa rosa no cabelo segurando um gato branco e laranja no colo.

As mordidas podem ser acompanhadas de patadas – Foto: Freepik/Reprodução ND

Esse comportamento, apesar de parecer estranho, é a sua maneira de mostrar carinho. As mordidas podem vir acompanhadas de patadas, geralmente leves, sem a intenção de causar danos.

Em muitos dos casos, eles podem usar mordidas de amor como uma forma de se comunicar ou expressar seu desejo por algo, como por petiscos ou atenção do dono.

Medo e ansiedade

Quando eles se sentem assustados ou ameaçados, um dos mecanismos de defesa desses felinos é, como de se esperar, exatamente a mordida.

Por isso, caso você não goste de ataques surpresa, fique de olho nos sinais que seu pet mostra antes de atacar, como miados, assobios, agachamento, pupilas dilatadas, pelos eriçados nas costas ou cauda e orelhas achatadas.

Quando você aprende a reconhecer e respeitar esses sinais, pode ajudar a prevenir mordidas, dando espaço ao gato para que ele não fique ainda mais assustado.

Defesa do território

Eles são animais muito territorialistas e, geralmente, não gostam de dividir suas posses.

Então, quando você coloca outro animal ou pessoa no território considerado dele, sem um período de adaptação, pode estar começando um conflito agressivo com o felino.

Por isso, caso o pet não consiga brigar com o intruso pelo seu território, é provável que ele desconte no objeto ou na pessoa mais próxima, ou seja, você.

Doença ou dor

Caso seu gato não tenha o costume de morder com frequência, o comportamento de morder pode estar relacionado com algum problema de saúde ou dores.

A imagem mostra uma senhora com um felino no colo.

O comportamento de morder pode estar relacionado com algum problema de saúde ou dores – Foto: Freepik/Reprodução ND

Nesse caso, é recomendado que você leve o seu pet até um profissional, para identificar o que está causando o comportamento agressivo.

Frustração

Os gatos, por não conseguirem falar o que sentem ou o que precisam, costumam se comunicar por meio da linguagem corporal e vocalizações, como miados.

Quando suas tentativas de se comunicar não estão funcionando, não estão sendo compreendidas ou atendidas, eles podem ficar revoltados e recorrer as mordidas.

Acariciar e morder

Muitos tutores já presenciaram que um dos comportamentos do gato é a tal da lambida seguida da mordida. Enquanto você acaricia o gato, ele pode se virar de repente e morder ou arranhar.

Isso acontece quando os gatos entram em conflito devido aos seus fortes instintos de sobrevivência. Antes de atacar, eles demonstram alguns sinais, como parar de ronronar, ficar rígido ou agitar o rabo.

Se você notar essas mudanças, pare de acariciar o gato se quiser evitar o ataque de mordidinhas, que dessa vez não serão de amor.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.