Conheça o município de 10 mil habitantes de SC que perdeu o título de cidade mais jovem do Brasil

conheca-o-municipio-de-10-mil-habitantes-de-sc-que-perdeu-o-titulo-de-cidade-mais-jovem-do-brasil

conheca-o-municipio-de-10-mil-habitantes-de-sc-que-perdeu-o-titulo-de-cidade-mais-jovem-do-brasil


Emancipação de Pescaria Brava foi confirmada em 2012. Município tem um dos povoados mais antigos do estado e apareceu pela primeira vez no Censo IBGE em 2022. Município no litoral catarinense, Pescaria Brava tem pouco menos de 10 mil habitantes
Câmara Municipal de Pescaria Brava/ Divulgação
O município de Pescaria Brava, no Litoral Sul de Santa Catarina, deixou de ser o mais jovem do Brasil após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizou a criação de uma nova cidade em Mato Grosso, no começo de outubro.
A emancipação da cidade, que está a cerca de 100 km ao sul de Florianópolis, foi confirmada em 2012, quando se tornou o 295º município catarinense.
Apesar de ter sido até então o caçula do país, Pescaria Brava é considerada um dos povoados mais antigos do estado, segundo a prefeitura. A colonização ocorreu há mais de 300 anos, com a chegada de imigrantes portugueses à região.
A base da economia da cidade, conforme a prefeitura, está na agricultura familiar, pecuária e pesca, com para a tainha, corvina e anchova. O município também tem produção relevante de camarão.
Com população estimada em 10,19 mil pessoas, distribuídas em 107 km², o município foi contabilizado pela primeira vez no Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022.
No ranking de população dos municípios de Santa Catarina, Pescaria Brava está:
na 132ª colocação no estado;
na 486ª colocação na região Sul;
e na 3.056ª colocação no Brasil.
LEIA MAIS:
População de Pescaria Brava (SC) é de 10.190 pessoas, aponta o Censo do IBGE
A criação do município foi aprovada em lei estadual em 2003, mas passou por uma longa batalha judicial até ser confirmada pelo Supremo. Antes de se tornar um município, Pescaria Brava pertencia a Laguna, também no Litoral Sul, e era reconhecida como um distrito desde 15 de maio de 1857.
Segundo o Censo 2022, Laguna é o município em Santa Catarina que mais “perdeu” moradores em 12 anos, com diferença de 8.777 habitantes entre 2010 e 2022.
Gruta Nossa Senhora de Lourdes, em Pescaria Brava
Prefeitura de Pescaria Brava/ Divulgaão
Origem do nome
Segundo a prefeitura, existem várias versões de como surgiu o nome Pescaria Brava.
Uma delas é de que seus primeiros habitantes eram fortes e bravos e, durante a pesca, lutavam contra mar e vento violentos em épocas de tempo ruim nas lagoas que formam o Complexo Lagunar. Outra é de que algumas pescarias sempre terminavam em brigas na hora de dividir os peixes.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santa Catarina no WhatsApp
✅Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santa Catarina no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.