Morre aos 70 anos Fernando Canto, presidente da Academia Amapaense de Letras


Escritor e sociólogo fazia tratamento contra dois cânceres e teve piora nos últimos dias. Escritor e sociólogo Fernando Canto, presidente da Academia Amapaense de Letras
Albenir Sousa/Arquivo Secom GEA
Morreu na tarde desta terça-feira (29) o escritor e sociólogo Fenando Canto, presidente da Academia Amapaense de Letras (AAL) e membro do Conselho Editorial do Senado Federal. O escritor, de 70 anos, estava internado há alguns dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular em Macapá após ter piora durante o tratamento contra dois cânceres.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Fernando Pimentel Canto nasceu na cidade de Óbidos (PA), em 29 de maio de 1954. Ele foi sociólogo, professor doutor, poeta, cronista, contista e músico.
Ao longo de sua vida, dedicou-se incansavelmente à valorização e divulgação da arte e cultura amapaenses, especialmente através de seus estudos e entusiasmo pela tradição do Marabaixo.
A família o descreveu como um “retratista fiel da realidade ribeirinha e propagador da identidade amazônica”. Fernando Canto foi uma figura indispensável na construção do patrimônio cultural do Amapá.
Ao longo da vida escreveu mais de 18 livros. O escritor estava confirmado para participar da Folia Literária, considerado o maior evento de literário do Amapá com data para ocorrer de 7 a 10 de novembro.
Escritor Fernando Canto com o novo livro “O Centauro e as Amazonas”
Coletivo Juremas/Divulgação
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.