Com condenações da Lava Jato anuladas por Gilmar, José Dirceu poderá se candidatar em 2026


Ministro do STF estendeu a Dirceu efeitos da suspeição Moro e anulou atos assinados pelo ex-juiz. Para aliados, ex-ministro de Lula deve tentar voltar à Câmara na próxima eleição. José Dirceu voltou ao Congresso após 19 anos e participou de uma sessão solene para celebrar a democracia brasileira
Geraldo Magela/Agência Senado
O ex-deputado e ex-ministro da Casa Civil José Dirceu recuperou os direitos políticos com a decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou todas as condenações do político na Lava Jato.
Nesta segunda-feira (28), Gilmar Mendes estendeu a Dirceu os efeitos da suspeição do ex-juiz Sergio Moro em processos contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e anulou os atos processuais assinados por Moro em ações contra o ex-ministro da Casa Civil.
Com isso, José Dirceu volta a ter condições de disputar funções eletivas, como a de deputado federal, que exerceu de 1991 a 2005, quando teve o mandato cassado após o escândalo do mensalão.
Aos 78 anos de idade, José Dirceu ainda não externou a decisão de tentar voltar a disputar uma eleição. Entretanto, aliados do político defendem uma candidatura de Dirceu à Câmara dos Deputados nas próximas eleições.
Em abril deste ano, Dirceu voltou ao Congresso Nacional 19 anos depois de ter sido cassado, em dezembro de 2005.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.