Aniversário de 27 municípios é comemorado neste sábado (13) em MT; conheça a história

aniversario-de-27-municipios-e-comemorado-neste-sabado-(13)-em-mt;-conheca-a-historia

aniversario-de-27-municipios-e-comemorado-neste-sabado-(13)-em-mt;-conheca-a-historia


A libertação dos escravos é a principal razão pela qual tantas cidade emancipadas criados no mesmo dia. Municípios foram criados no mesmo dia por motivos políticos e geográficos
Secom/MT
A criação de 27 municípios no dia 13 de maio não é uma simples coincidência, segundo o pesquisador e escritor João Carlos Vicente Ferreira. A libertação dos escravos é a principal razão pela qual tantas cidade emancipadas criados no mesmo dia.
“O dia 13 de maio é uma data simbólica para todo o povo brasileiro, extremamente representativa por nos remeter à Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel, em 13 de maio de 1888, que aboliu a escravidão no Brasil”, disse.
A emancipação política de 24 municípios aconteceu no dia 13 de maio de 1986. Outros três foi uma década depois.
Em 1986 surgiram os seguintes municípios:
Alto Taquari
Araguaiana
Campinápolis
Cocalinho
Comodoro
Figueirópolis D’Oeste,
Guarantã do Norte
Indiavaí
Itaúba
Marcelândia
Nova Canaã do Norte
Nova Olímpia
Novo Horizonte do Norte
Novo São Joaquim
Paranaitá
Peixoto de Azevedo
Porto Alegre do Norte
Porto Esperidião
Primavera do Leste
Reserva do Cabaçal
Sorriso
Terra Nova do Norte
Vera
Vila Rica
Os municípios de Guarantã do Norte, Figueirópolis D’Oeste, Paranaitá e Araguaiana, apesar de terem sido fundados no dia 13 de maio de 1986, o aniversário é comemorado em outra data.
Já São Félix do Araguaia, Pedra Preta e Tangará da Serra foram fundados em 1976.
A maioria das cidades que surgiram nesse dia possuem um histórico recente de ocupação e desbravamento e foram construídas por povos migrantes das regiões Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e até por estrangeiros.
Além disso, segundo o pesquisador João Carlos, a questão geográfica e cenário político em que o governo estava na época contribuíram na emancipação das cidades. No dia 11 de outubro de 1977, o presidente Ernesto Geisel assinou a lei que dividiu Mato Grosso, criando o estado de Mato Grosso do Sul.
“Naquela época, possuímos território com dimensões continentais, éramos pouco habitados e vivíamos o período de pós-divisão com a criação de Mato Grosso do Sul. Nessa divisão, o chamado ‘Mato Grosso Uno’ possuía 96 municípios ao todo, na negociação das unidades municipalistas Mato Grosso do Sul ficou com 57 municípios e Mato Grosso com 36”, contou o historiador.
Quando os municípios surgiram, o governador do estado era Júlio Campos e foi ele quem emancipou os 20 municípios. Segundo o pesquisador, esse foi o último ato que ele realizou como governante de Mato Grosso.
“Em 1986, Júlio Campos ajustou-se à Assembleia Legislativa do Estado e emancipou 20 cidades e, em seguida, renunciou ao governo. Foi um de seus últimos atos antes de disputar e vencer a eleição para deputado federal”, concluiu.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.