Alerta de perigo para a saúde: Rio Negrinho registrou 29% de umidade relativa do ar nesta segunda-feira (23)

Santa Catarina está em alerta de perigo para uma onda de calor até quarta-feira (25), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). São esperadas temperaturas 5°C, acima da média em quase todo o Estado, com exceção da região litorânea.

Conforme a Defesa Civil estadual, as temperaturas devem se manter acima dos 30°C no Grande Oeste, na Serra e no Planalto Norte. O pico está previsto para ocorrer entre as tardes desta terça (24) e da quarta-feira, quando as temperaturas se aproximam dos 40°C.

Baixa umidade

O calor deve ser acompanhado de baixa umidade nesta terça (24). Conforme o Inmet, as regiões Oeste e Extremo-Oeste podem registrar umidade relativa do ar abaixo dos 30%. O fenômeno é favorecido pela atuação de uma massa de ar quente e seco, combinada a ventos de quadrante Norte.

Na segunda (23), duas cidades do Estado registraram umidade relativa do ar abaixo de 30%: Curitibanos, na Serra, que teve 28%; e Rio Negrinho, no Norte, que teve 29% de umidade.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a faixa de umidade ideal para o organismo humano situa-se entre 40% e 70%. Quando essa taxa cai para 30%, já se configura uma situação de alerta para a saúde. O fenômeno pode causar desidratação, problemas respiratórios, sangramento nasal, ressecamento da pele e irritação dos olhos.

Defesa Civil também emitiu um alerta de calor e baixa umidade (Foto: Defesa Civil, Divulgação)

Fonte: NSC Total

Adicionar aos favoritos o Link permanente.