Iguaria gastronômica da Grande Florianópolis vira patrimônio imaterial de Santa Catarina

O tradicional recheio alemão, produzido em São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis, tornou-se Patrimônio Imaterial de Santa Catarina. O certificado foi entregue pela FCC (Fundação Catarinense de Cultura) nesse domingo (22). A cerimônia aconteceu durante a Oktobertanz, logo após o desfile histórico e cultural da festa.

Iguaria gastronômica alemã, produzida na Grande Florianópolis, recebeu certificado de Patrimônio Imaterial do Estado de Santa Catarina

Tradicional recheio alemão, produzido na Grande Florianópolis, recebeu certificado de Patrimônio Imaterial do Estado de Santa Catarina – Foto: São Pedro de Alcântara/ Divulgação/ ND

O reconhecimento da iguaria gastronômica era aguardado há três anos, desde quando o pedido de análise foi encaminhado à Fundação por meio da Casa da Cultura e Turismo da cidade.

A iguaria gastronômica é feita com miúdos e temperos, e costuma ser utilizada como recheios de carnes de frangos. O recheio é bastante popular, considerado um dos principais pratos servidos nas festas comunitárias e nas reuniões familiares.

Alimento vira Patrimônio Imaterial de Santa Catarina

A cidade de São Pedro de Alcântara é reconhecida por ter a colônia de origem alemã mais antiga do estado, tendo recebido os primeiros imigrantes em 1829. Como o frango era comumente criado pelos imigrantes alemães, tornava-se uma opção mais viável economicamente e de simples criação.

Há registros que se referem à iguaria gastronômica, ou recheio alemão, como provável origem no termo “Gefildene Hinhele” (galinhas recheadas). Ainda de acordo com estes registros, há receitas semelhantes encontradas na Alemanha e na Áustria.

São Pedro de Alcântara é reconhecida por ter a colônia de origem alemã mais antiga do estado

São Pedro de Alcântara é reconhecida por ter a colônia de origem alemã mais antiga do estado – Foto: Douglas Trierveiler/Divulgação/ND

Aprenda receita de iguaria gastronômica

O recheio alemão é fácil de fazer e pode ser usado para diferentes preparos, mas frangos acabam sendo mais comuns.

Para prepará-lo, é preciso:

  • 130 gramas de moela (pode usar outros miúdos junto);
  • 4 à 5 ovos;
  • noz moscada, sal, pimenta, cheiro verde e farinha de rosca à gosto.
  • 500 gramas de batata inglesa assada

Para a mistura, basta misturar os ovos e acrescentar os miúdos moídos. O restante dos ingredientes deve ser incorporado aos poucos, até formar uma pasta homogênea.

Depois de pronto, basta introduzir a massa dentro da ave temperada, com sal e pimenta, e assar em fogo baixo, de duas a três horas, entre 140° C e 150° C.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.