Moradores de Campos do Jordão ficam mais de 100 horas sem energia elétrica e reclamam de transtornos

Serviço sofreu uma queda durante a tempestade da última quinta-feira (12) e ainda não foi reestabelecido para todos os clientes, que reclamam do transtorno. Moradores de Campos do Jordão ficam mais de 100 horas sem energia e reclamam de transtornos
Laurene Santos/TV Vanguarda
Sem energia elétrica por mais de 100 horas, moradores de Campos do Jordão (SP) têm reclamado da demora no reestabelecimento do serviço e dos transtornos que isso tem causado.
Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O corte aconteceu durante a tempestade que atingiu a cidade na tarde da última quinta-feira (12), quando cerca de 40 árvores foram derrubadas pela força do vento. O serviço foi retomado para alguns munícipes, mas ainda há clientes no escuro.
Concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Campos do Jordão, a Neoenergia Elektro, informou que 99% dos moradores já tiveram o serviço reestabelecido e que há cerca de 300 clientes sem energia.
A previsão é de que tudo seja normalizado até o fim da tarde desta terça-feira (17) – leia mais detalhes abaixo.
Queda de árvore em Campos do Jordão
Laurene Santos/TV Vanguarda
Reclamações
Morador do bairro Jardim das Flores, o designer Rodrigo Popiel afirma que é uma das pessoas sem energia elétrica desde quinta-feira. De acordo com ele, o problema vem causando diversos transtornos, como perda de comidas que têm estragado com a geladeira desligada.
“Perdi carne e tudo o que estava congelado. Minha esposa precisou ir para São Paulo, porque a gente tem um filho de um ano e meio e não tem como ficar aqui sem energia elétrica”, declarou.
“Nas outras vezes já aconteceu de ficarmos 36 horas, 48 horas (sem energia elétrica). Mas dessa vez é o recorde. São mais de 100 horas já”, completa Rodrigo, que já perdeu eletrodomésticos e o portão eletrônico por conta dos cortes.
Moradores de Campos do Jordão ficam mais de 100 horas sem energia e reclamam de transtornos
Laurene Santos/TV Vanguarda
Além dos moradores, o setor de turismo da cidade também tem sido prejudicado, principalmente considerando que a queda do serviço aconteceu no primeiro dia do feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida.
Dono de um restaurante e de chalés, o empresário Robson Cruz reclama que vários clientes pediram o dinheiro de volta por conta dos problemas.
“Tivemos problemas sérios, com clientes desistindo da hospedagem, pedindo a devolução do dinheiro e isso traz um transtorno muito grande. Teve muita perda de alimentos perecíveis, alguns eletrônicos e bombas d’água. Mas o principal (problema) é perder a credibilidade”, lamenta.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Segundo a Associação Comercial e Empresarial da cidade, cerca de 30 mil casas e estabelecimentos comercial foram impactados com a falta de fornecimento.
Na última segunda-feira (16), a associação enviou um ofício à Elektro para registrar uma reclamação formal em relação à demora no reestabelecimento da energia.
“Tivemos hotéis, pousadas, restaurantes e demais unidades comerciais que ficaram sem energia por mais de 70 horas, tendo que dispensar e arcar com os prejuízos de hospedes, alimentos e principalmente a falta de segurança devido a iluminação pública.”
Moradores de Campos do Jordão ficam mais de 100 horas sem energia e reclamam de transtornos
Laurene Santos/TV Vanguarda
O que diz a empresa responsável pelo serviço?
Em entrevista ao vivo à TV Vanguarda na tarde desta terça-feira (17), o representante da Neoenergia Elektro, Raphael Bueno da Luz, informou que o problema foi causado pela força das tempestades que vêm atingindo a cidade.
“O impacto foi muito grande. Nós aumentamos nosso efetivo, trouxemos equipes de outros locais e estamos com mais de 40 eletricistas para reestabelecer a energia da população de Campos do Jordão o quanto antes”, afirmou.
De acordo com ele, a queda de energia que aconteceu no temporal de quinta-feira (12) já havia sido resolvida, mas voltou a acontecer com a ventania da madrugada desta terça-feira (17).
“Da primeira chuva, 100% dos clientes já haviam tido a energia reestabelecida na noite de segunda-feira. O problema é que, na madrugada desta terça-feira, a chuva foi novamente muito forte e tivemos corte para cerca de 10 mil clientes. Agora temos 300 clientes afetados, em locais de difícil acesso, mas trabalhamos para reestabelecer 100%. A previsão é que isso aconteça até o final da tarde”, explica.
Os bairros que continuam com falta de fornecimento são Jardim Imperial, Vila Chantal, Alto da Boa Vista e Jardim das Flores.
Ainda segundo a concessionária, clientes que se sentiram prejudicados pela falta de energia elétrica podem preencher um formulário que fica disponível no site da empresa. As solicitações são analisadas e respondidas.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.