Aluna do EJA de escola pública de SP vence concurso de redação do Hospital do Amor de Barretos: ‘Nunca é tarde’


Mais de 44 mil estudantes de todo o estado participaram do concurso. Ysabela Cândido dos Santos, de Avaré (SP), tem 21 anos e conquistou o 1º lugar na categoria EJA. Estudante de Avaré (SP) vence concurso de redação do Hospital do Amor de Barretos (SP)
Fernanda Michelle dos Santos/Arquivo pessoal
Com o título “Conhecimento Salva,” uma jovem de Avaré (SP) se tornou a vencedora do 12º Concurso de Redação do Hospital do Amor de Barretos (SP). Ysabela Cândido dos Santos, de 21 anos, é estudante do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) e celebrou a conquista com um recado: “Nunca é tarde”.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
O CEEJA de Avaré, como é popularmente conhecido, atende mais de mil alunos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Ysabela contou ao g1 que o trabalho da escola a impediu de desistir dos estudos.
“Eu até dei uma enrolada nos estudos, mas, aí, os professores pegaram no meu pé para eu continuar, incentivando e tudo mais”, relata.
A jovem afirma que vencer o concurso de redação a ajudou a decidir continuar com os estudos e seguir na área da ciência. Além de um computador, os vencedores ganharam a oportunidade de fazer um período de estágio no setor de pesquisas do hospital.
“Eu aprendi muito… Boa parte do que eu não sabia sobre o câncer. Lá no hospital foi maravilhoso. Eu estava torcendo muito para conseguir o estágio, porque eu estava com muita dúvida em que área seguir. As cientistas nos acolheram muito bem. E foi muito gratificante também ter ganhado. Ainda mais que o estágio aconteceu na semana do meu aniversário, então foi um presente de aniversário, fiquei muito feliz”, celebrou.
Ysabela disse que concurso a ajudou a decidir que quer ser pesquisadora
Reprodução/Redes sociais
Preparação para o concurso
A professora Fernanda Michelle dos Santos foi a orientadora de Ysabela no concurso e explicou como funciona o processo de preparação para a competição.
“A gente convida os alunos e promove oficinas pedagógicas para que eles possam trabalhar nas redações. Eles pesquisam, estudam sobre o tema, e o material do hospital é muito rico. Eles conseguem fazer pesquisas não só paralelas, mas também utilizando o conteúdo que o hospital disponibiliza no site”, relata.
A educadora também ressaltou a importância do resultado para a escola como um todo, já que esta não é a primeira vez que um aluno do CEEJA de Avaré conquista um prêmio nesse concurso.
“Ano passado já tivemos uma aluna campeã também. E este ano é a vez da Ysabela, que foi a primeira colocada na categoria EJA. Fica o recado: acreditem no potencial, o conhecimento ninguém tira.”
Ysabela e a professora Fernanda durante o processo de preparação para o concurso
Fernanda Michelle dos Santos/Arquivo pessoal
A vice-diretora da escola, Andreia Rocha, também celebrou a conquista da aluna.
“O concurso atraiu mais de 44 mil redações de estudantes de todo o estado. Então, a Ysabela conquistar o primeiro lugar é muito gratificante para a escola e para os nossos alunos, que se inspiram com iniciativas como essa. O trabalho da área de linguagens da professora Fernanda foi fundamental, especialmente na categoria EJA, para nossos jovens e adultos que estão retornando aos estudos.”
O concurso

Em 2024, as produções textuais dos concorrentes foram baseadas no tema central do concurso: “Infecção e Câncer: Cuide, Previna e Combata!”. Para apoiar a participação, alunos e professores orientadores receberam materiais didáticos sobre a temática.
Para a etapa final, foram selecionadas duas redações de cada uma das três categorias – 9º ano do ensino fundamental, ensino médio e EJA. Neste ano, todas as seis redações finalistas foram de estudantes mulheres (você pode lê-las neste link).
Os dois finalistas foram para Barretos participar da cerimônia de premiação e da visita monitorada de três dias, durante os quais desenvolveram várias atividades científicas e laboratoriais no Hospital de Amor.
Neste ano, todas as redações finalistas foram escritas por mulheres
Seduc SP/Divulgação
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.