Primavera começa com tempo firme, mas com previsão de chuvas em Santa Catarina

Iniciando este domingo (22), a primavera será marcada por instabilidade e mudanças significativas no tempo de Santa Catarina. A previsão da central de monitoramento da Defesa Civil é de que os termômetros registrem temperaturas acima da média durante a estação, mas episódios de chuva, frio e, até mesmo, geada, podem ocorrer durante a estação.

Primavera inicia com tempo estável, mas período deve ser marcado por frio e chuvas frequentes em Santa Catarina

Primavera inicia com tempo estável, mas período deve ser marcado por frio e chuvas frequentes no estado – Foto: Vivian Leal/ ND

Em alguns dias, os termômetros devem ultrapassar a marca dos 30°C, principalmente nas regiões mais quentes do estado. As áreas da Serra catarinense poderão ter episódios de temperaturas próximas ou, até mesmo, abaixo de 0°C, favorecendo a formação de geada.

“O calor vai predominar, mas ainda poderemos ter episódios de frio esporádicos, principalmente na Serra, onde as temperaturas podem cair bastante, com risco de geada”, explica o meteorologista da Defesa Civil, Felipe Theodorovitz.

Primavera começa com tempo ensolarado em Santa Catarina

O primeiro dia da estação das flores, como é conhecida, começou às 9h44 deste domingo com tempo firme e ensolarado. O Sol predomina, entre poucas nuvens, em boa parte do estado. Regiões litorâneas e arredores devem registrar maior formação de nebulosidade, principalmente no fim do dia.

As temperaturas mínimas variam de 12 a 15°C, entre os planaltos, e de 16 a 20°C nas demais regiões, durante a manhã. À tarde as temperaturas sobem, atingindo a marca dos 30°C no Oeste e podendo ficar na casa dos 35°C nas áreas mais próximas à fronteira com a Argentina. Nas áreas costeiras os termômetros ficam entre 22 e 25°C.

Baixas temperaturas, durante a primavera, podem provocar geada na Serra Catarinense

Baixas temperaturas, durante a primavera, podem provocar geada na Serra Catarinense – Foto: Wagner Urbano/ Reprodução/ ND

Tempo seco predomina ao longo da semana

A região Oeste inicia a semana com tempo abafado e temperaturas variando entre 20 a 23°C, podendo chegar a 30°C no decorrer do dia. O calor mais intenso é esperado para o Grande Oeste e pontos do Litoral Sul, onde as máximas devem devem atingir os 38°C. Entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, os ventos de nordeste sopram persistentes e com rajadas de até 50km/h.

O mesmo cenário deve se repetir nos demais dias da semana. Na terça-feira (24), a região de Itapiranga, no Oeste catarinense, pode atingir a marca dos 40°C ao longo do dia. No restante do estado, máximas ficam entre 30 e 35°C.

Na quinta-feira (26), uma frente fria avança do Rio Grande do Sul em direção à Santa Catarina, o que traz instabilidade para todas as áreas do estado. Há condições para temporais isolados, acompanhados de raios, rajadas de vento e granizo.

Chuvas devem marcar estação do ano

A chuva retorna à Santa Catarina durante a primavera, após um inverno marcado por tempo mais seco — principalmente entre os meses de agosto e setembro. Segundo a central de monitoramento da Defesa Civil, há possibilidade de chuva intensa, em curtos períodos de tempo, além de temporais acompanhados de raios, ventos fortes e granizo.

“É normal que na primavera se observe um aumento nas chuvas, especialmente no mês de outubro, que é historicamente um dos mais chuvosos no estado. A combinação de calor com frentes frias intensifica os temporais, com potencial para granizo e ventania”, pontua Theodorovitz.

Em outubro, tradicionalmente um dos meses mais chuvosos do ano, o acumulado pode variar entre 200 e 250 mm no Grande Oeste, Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí e Litoral Sul.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.