Banda da PM festeja 131 anos com homenagens e apresentação de mascote

Patrimônio histórico, artístico e cultural de Santa Catarina desde 2008, a banda da PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina) Piano Catarinense completou 131 anos em 2024 e ganhou uma festa à altura da ocasião. Nesta sexta-feira (20), uma solenidade na sala de ensaios Tenente Pompeu, na sede do comando-geral, em Florianópolis, marcou a data, com apresentação do conjunto, entrega de homenagens e a primeira aparição pública do novo mascote da banda, Som – O Gato Maestro.

Banda da PMSC Piano Catarinense completa 131 anos de fundação

Banda da PMSC Piano Catarinense completa 131 anos de fundação – Foto: 1° Sargento Aurélio de Oliveira/PMSC/Divulgação/ND

O evento foi prestigiado por diversas autoridades, entre eles o anfitrião, o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, o secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Rogério Pereira Graff, e o comandante-geral do CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina), coronel Fabiano Bastos das Neves.

Banda da PMSC tem novo mascote

O coronel Aurélio Pelozato falou sobre a importância da banda e da festa. “A Piano Catarinense não só abrilhanta as nossas formaturas e solenidades, mas com o projeto Patrulha da Alegria, que se inicia, vai estar cada vez mais próxima das pessoas”, afirmou.

Ele também falou sobre o novo mascote: “Foi ideia que a banda trouxe, amadurecemos a proposta e as crianças já estavam tirando foto. Esses mascotes fazem um trabalho social para a nossa corporação”.

Novo mascote da banda da PMSC foi revelado no evento

Novo mascote da banda da PMSC foi revelado no evento – Foto: ° Sargento Aurélio de Oliveira/PMSC/Divulgação/ND

A chefe interina do CCS (Centro de Comunicação Social da PMSC), tenente-coronel Nycia Francielle Curcino Neto, contou a história da Piano Catarinense.

“Existe desde 1892, com o primeiro maestro João Augusto Penedo, e os primeiros integrantes. Em 1893, se estabeleceu formalmente na PMSC. A banda tem importância gigantesca frente à comunidade, apoiando projetos sociais”, afirmou Nycia. Sobre o mascote, disse que a proposta é privilegiar o lúdico nos projetos sociais e institucionais.

A tenente-coronel Nycia Francielle Curcino Neto destaca a importância da história da banda da PMSC

A tenente-coronel Nycia Francielle Curcino Neto destaca a importância da história da banda da PMSC – Foto: 1° Sargento Aurélio de Oliveira/PMSC/Divulgação/ND

Banda da PMSC em evolução

Os 43 policiais e músicos da Piano Catarinense também exercem a atividade-fim da polícia, porém se dedicam prioritariamente à música, participando de uma extensa agenda de ensaios de uma das bandas mais antigas do Brasil. Atualmente, boa parte deles participa também do curso de especialização em música.

Há 19 anos no grupo, o subtenente Leandro Espindola, 1º regente, falou sobre a riqueza instrumental do conjunto. “Temos uma formação de banda musical completa, com flautas, clarinetes e trombones, e estamos migrando para uma banda sinfônica. Uma aluna do curso [cabo Sabrina Demarco] toca violoncelo e a ideia é, ao longo dos anos, complementar com outros instrumentos”.

Além das atividades policiais cotidianas, instrumentistas da banda da PMSC também dedicam-se à música

Além das atividades policiais cotidianas, instrumentistas da banda da PMSC também dedicam-se à música – Foto: ° Sargento Aurélio de Oliveira/PMSC/Divulgação/ND

Reconhecimento a apoiadores da cultura

A solenidade também teve homenagens. Foram conferidos diplomas de Amigo da Banda de Música da Polícia Militar para civis e militares que ajudaram nos projetos sociais e institucionais, como o ex-comandante-geral da PMSC, coronel da reserva Nazareno Marcineiro, a tenente coronel Nycia Curcino Neto e o diretor regional do Grupo ND, Roberto Bertolin.

“Fica o sentimento de gratidão pelo reconhecimento. Essa banda representa muito e nos orgulha. Somos o Estado mais seguro do país e ainda investimos em cultura”, salientou o diretor.

A Comenda Barriga-Verde da Polícia Militar foi, concedida pelo comando-geral para os integrantes da banda da PMSC

A Comenda Barriga-Verde da Polícia Militar foi, concedida pelo comando-geral para os integrantes da banda da PMSC – Foto: ° Sargento Aurélio de Oliveira

Também foi entregue a moeda comemorativa “O Piano Catarinense – João Augusto Penedo”, tributo a quem contribui para o desenvolvimento cultural no Estado.

Entre os agraciados, o diretor de conteúdo do Grupo ND, Luis Meneghim. “É uma alegria ser homenageado. A banda tem um papel cultural, de formação, de levar para os catarinenses cultura e alegria. Uma entidade que merece todo respeito”, registrou Meneghim.

Por fim, foi entregue a Comenda Barriga-Verde da Polícia Militar ao Piano Catarinense, concedida pelo comando-geral para os integrantes da banda. Esta honraria é conferida a militares, civis e instituições que se destacaram por feitos excepcionais em prol do engrandecimento da PMSC e de suas atividades.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.