Tia suspeita de espancar até a morte sobrinha de 5 anos tem prisão preventiva decretada

tia-suspeita-de-espancar-ate-a-morte-sobrinha-de-5-anos-tem-prisao-preventiva-decretada

tia-suspeita-de-espancar-ate-a-morte-sobrinha-de-5-anos-tem-prisao-preventiva-decretada


Jessica Pais está presa desde sábado (14), no mesmo dia em que Maria Eduarda chegou morta no Hospital Regional de Uruçuí, Sul do Piauí, com sinais de espancamento. Um laudo cadavérico realizado pelo IML concluiu que a garota sofreu traumatismo craniano. Local onde criança morava com a tia em Uruçuí, Sul do Piauí.
Reprodução
Jessica Pais de Sousa, suspeita de espancar até a morte a sobrinha Maria Eduarda Vitória de Sousa, de 5 anos, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça. Jessica está presa desde sábado (14), logo após a garota chegar morta no Hospital Regional de Uruçuí, Sul do Piauí, com sinais de maus-tratos.
“Mantida a decisão por todos os seus fundamentos eis que justificada a necessidade de manter a segregação cautelar – sob forma de prisão preventiva em sua forma ordinária”, declarou a juíza de direito, Patrícia Luz Cavalcante, na decisão.
Jessica Pais, de 30 anos, é mãe de três filhos – sendo um de 4 anos, um de 7 anos e um de 14 anos -, e trabalha como cuidadora de idoso. Após a audiência de custódia realizada nessa segunda-feira (16), ela segue presa na delegacia de Uruçuí.
A mulher estava com a “guarda” de Maria Eduarda e o irmão, de 3 anos, há três meses. Antes disso, as crianças moravam em uma casa de acolhimento em Posse (GO) porque a mãe deles está internada em uma clínica psiquiátrica.
A presidente do Conselho Municipal em Defesa da Criança e do Adolescente do município de Posse (GO), Mônica Marcia Martins Miranda, informou que Maria Eduarda e o irmão estavam sob a guarda da tia de forma irregular e que as crianças foram entregues à Jessica sem autorização judicial.
“Não existe decisão judicial entregando a criança à tia. O que ocorreu foi o seguinte: a mãe sofre de problemas psicológicos, o pai também tem problema e essas crianças foram acolhidas por medidas de precaução, de risco, enfim. A diretora do abrigo entrou em contato com a tia [Jéssica] sem o conhecimento do promotor ou da juíza e fez a entrega dessas crianças de uma forma irregular. Nem mesmo outros familiares estavam sabendo que essa criança estava no Piauí”, afirmou.
Ao g1, a direção da casa de acolhimento informou que está oficializando o caso, juntamente com o Conselho Tutelar de Posse (GO), para provar que todo o processo ocorreu de forma correta, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O Conselho Tutelar de Uruçuí declarou que também não foi comunicado que Jessica Pais estava com a guarda da menina e do irmão. A conselheira Amanda Dias explicou que o órgão deveria ser informado sobre a chegada das crianças no município para que fosse realizado um estudo social em que seria investigado se as crianças poderiam ficar sob a tutela da tia.
O crime
Criança de 5 anos é morta por espancamento e tia é presa suspeita do crime no Piauí
Reprodução
Segundo a Polícia Civil, Maria Eduarda Vitória de Sousa, de 5 anos, foi assassinada por espancamento. O crime aconteceu no município de Uruçuí. O irmão dela, de 3 anos, foi resgatado com sinais de maus-tratos e encaminhado a uma casa de acolhimento.
No sábado (14), Maria Eduarda foi levada pela própria tia para o Hospital Regional do município com sinais de espancamento. A equipe médica constatou que a garota possuía lesões de maus-tratos e que já estava sem vida. Um laudo cadavérico realizado pelo Instituto de Medicina Legal (IML) confirmou que a garota sofreu traumatismo craniano.
O delegado Marcos Halan informou que o local onde aconteceu o crime foi lavado pela filha da suspeita, uma adolescente de 14 anos. Os policiais encontraram ainda roupas da menina sujas de sangue. As roupas estavam numa máquina de lavar e ainda seriam lavadas.
Os peritos conseguiram identificar ainda manchas de sangue no quarto e na cama onde a menina estava. A situação fez aumentar a suspeita sobre a tia da vítima, já que ela teria provocado a alteração na cena do crime, ordenando que a filha limpasse o lugar. Além disso, segundo o delegado, ela entrou em contradição durante seu depoimento após a prisão.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
📲 Participe da comunidade do g1 Piauí no Whatsapp e no Telegram
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Adicionar aos favoritos o Link permanente.