
Requalificação do corredor, que integra o sistema de ônibus rápidos do Rio de Janeiro, está orçada em cerca de R$ 1,9 bilhão
ALEXANDRE PELEGI
As obras do corredor Transbrasil, do sistema BRT do Rio de Janeiro, estão orçadas em cerca de R$ 1,9 bilhão.
Deste valor, o BNDES financia cerca de R$ 115 milhões e a Caixa Econômica Federal, pouco mais de R$ 1 bilhão.
O valor restante da obra depende de recursos do próprio município.
Nesta terça-feira, 17 de outubro de 2023, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, liberou por decreto mais R$ 164 milhões em crédito suplementar para a requalificação do Transbrasil.
HISTÓRICO PROBLEMÁTICO:
O BRT Transbrasil teve suas obras iniciadas em 2013, com previsão de ficar pronto no fim de 2016. A obra, no entanto, sofreu vários adiamentos.
Em março de 2020, devido à pandemia de Covid-19, foi novamente paralisada, quando a previsão era ficar pronto em junho deste ano. Os ônibus articulados sequer foram comprados pelas empresas que irão operar no corredor.
Falta ainda concluir a construção de terminais de integração.
Não foram apenas os adiamentos das intervenções que marcam o histórico do BRT Transbrasil do Rio de Janeiro. Suspeitas de corrupção também estão no histórico.
Como mostrou o Diário do Transporte, em 11 de junho de 2020, o ex-secretário de obras do Rio de Janeiro no Governo Eduardo Paes, Alexandre Pinto, foi condenado a sete anos, um mês e dez dias de prisão em regime semiaberto pelo crime de corrupção passiva.
O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, condenou o gestor na condução de contratos para a implantação do corredor BRT Transbrasil.
O processo tramita no âmbito da Operação Lava-Jato. Bretas acatou as acusações do Ministério Público Federal (MPF) sobre a ação do ex-secretário na execução do projeto da linha expressa de ônibus.
A procuradoria apontou que Pinto recebeu vantagem indevida de 4% em contrato celebrado com o Consórcio Dynatest-TCDI para contratar serviços relativos ao BRT.
Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2020/06/11/justica-condena-ex-secretario-de-obras-de-paes-por-vantagem-indevida-no-brt-transbrasil/
Como mostrou o Diário do Transporte, no dia 1º de março de 2023, aniversário da cidade do Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes disse, em entrevista à uma emissora de televisão, que as obras da Transbrasil foram retomadas e a previsão era de que a partir de maio houvesse uma abertura gradual das operações, fora do horário de pico, ainda para testes.
Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2023/03/02/prefeitura-do-rio-de-janeiro-promete-brt-transbrasil-em-funcionamento-no-fim-de-2023/
Nesta fase, a Transbrasil vai contar com 35 articulados, que farão paradas em sete estações: Baixa do Sapateiro, Hospital de Bonsucesso, Fiocruz, Benfica, Vasco da Gama, Caju e Into. A circulação dos veículos será entre 10h e 15h, com saída dos terminais Aroldo Melodia, no Fundão e da Penha, em direção ao TIG (Terminal Interligado Gentileza), no antigo Gasômetro.
Paes falou sobre a integração da Transbrasil com o TIG. De acordo com o prefeito, a Transbrasil vai entrar direto do BRT para o VLT para circular pelo centro da cidade. A previsão é que, mais próximo do fim do ano a operação já esteja em vigor.
Com a conclusão das obras, o corredor terá 26 quilômetros de via, que interligará Deodoro à Rodoviária Novo Rio. A estimativa é que 130 mil passageiros sejam transportados diariamente. O projeto prevê a conclusão de 21 passarelas definitivas, alargamento dos viadutos sobre a Estrada João Paulo, em Barros Filho, o metrô de Coelho Neto e a linha férrea de Guadalupe.
Sobre a demora na conclusão, Eduardo Paes lembra que o projeto, que começou em 2015, deveria ter as obras concluídas em 2019. Após várias paralisações, os trabalhos foram retomados em agosto de 2021, já na gestão de Paes. O prefeito reforça que a Transbrasil não estava ligada a nenhum projeto de mobilidade proposto para as Olimpíadas de 2016.
AVANÇOS
No dia 20 de setembro, portanto há um mês, a Estação Deodoro foi inaugurada pela prefeitura. O local, que no projeto inicial deveria ter sido entregue à população ainda em 2016 para facilitar no deslocamento durante as Olimpiadas, começou a ser construído somente em 2021. Primeiro dos quatro terminais da Transbrasil, ele vai integrar BRT Transolímpica, ônibus convencionais urbanos e SuperVia e, no futuro, o corredor Transbrasil. Relembre:
Prefeitura do Rio de Janeiro inaugura nesta quarta-feira (20) o Terminal Deodoro, que vai integrar trens, ônibus e BRT
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes