É #FAKE vídeo de Lula e Janja falando sobre a vida sexual em podcast


Conteúdo foi editado e usou trechos da live ‘Conversa com o Presidente’, transmitida em 19 de dezembro de 2023. Parte do áudio foi manipulado e gerado por inteligência artificial. É #FAKE vídeo de Lula e Janja falando sobre a vida sexual em podcast
Montagem g1/Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo no qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja supostamente falam sobre a vida sexual durante a participação em um podcast. É #FAKE.
selo fake
g1
Ao longo do vídeo falso, o casal supostamente faz vários comentários de cunho sexual.
Uma busca reversa pelo Google Lens, ferramenta usada para encontrar a origem de imagens, relevou que o vídeo editado usou trechos da live “Conversa com o Presidente”, transmitida em 19 de dezembro de 2023 pelo canal do YouTube do petista e pela Rede Nacional de Rádio, com apresentação do jornalista Marcos Uchôa.
✅ Siga o canal “Fato ou Fake” no WhatsApp
O Fato ou Fake assistiu aos 41 minutos de transmissão ao vivo e, em nenhum momento, Lula e Janja compartilharam momentos da relação íntima com os ouvintes. Na transcrição da entrevista, publicada no site do governo federal, também é possível conferir que o casal não teceu comentários de teor sexual.
Na verdade, no início da entrevista, o chefe do Executivo e a primeira-dama fizeram um balanço sobre o primeiro ano de mandato e comentaram sobre a rotina do casal. Também falaram sobre o ataque hacker na conta do perfil X da Janja, ocorrido em 12 de dezembro do ano passado, e a dificuldade do ingresso das mulheres na política — já que são alvos constantes de ataques de ódio e violência.
Lula finalizou a transmissão comentando sobre a perspectiva de crescimento econômico e redução da desigualdade social no Brasil para 2024. “Eu quero transformar esse país em um país de classe média, em que as pessoas possam comer bem, se vestir bem, viver bem, passear bem, cuidar da sua família”, declarou o petista.
A busca reversa de imagens também indicou que o vídeo editado foi publicado originalmente, em 3 de julgo, numa conta de humor do Instagram, conhecida por compartilhar memes. Outros políticos já foram alvos da conta como Guilherme Boulos, Pablo Marçal, Jair Bolsonaro e Ricardo Nunes.
Uso de inteligência artificial
Ferramenta Hive Moderation indica probabilidade alta de deepfake no vídeo
Reprodução
As falas de teor sexual ditas por Lula e Janja no vídeo manipulado foram geradas por inteligência artificial (AI). A ferramenta “Hive Moderation”, capaz de detectar vídeos e áudios produzidos por AI, apontou que a probabilidade da gravação conter deepfake é de 91,9%.
O Fato ou Fake submeteu o vídeo a outra ferramenta, o TrueMedia.org, que também indicou que há “provas substâncias” da existência de deepfake.
Procurada, a Secretaria de Imprensa da Presidência da República afirmou que “repudia o uso da imagem do presidente para divulgação de peças de desinformação, especialmente, com um conteúdo tão lamentável”.
Fato ou Fake explica:
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.