O que significa quando uma pessoa está sempre atrasada, segundo a psicologia

Você tem dificuldades em cumprir prazos? Ser uma pessoa atrasada “cronicamente” pode desencadear diversas complicações para uma vivência em sociedade, principalmente na carreira profissional. No entanto, algumas pessoas podem ter uma dificuldade maior em evitar atrasos e isso pode ser sintomas de outros problemas.

Atrasos frequentes podem gerar problemas na convivência com outras pessoas

Atrasos frequentes podem gerar problemas na convivência com outras pessoas – Foto: Reprodução/Freepik/ND

De acordo com um estudo recente dos psicólogos Emily Waldun e Mark McDaniel, da Universidade de Washington, o atraso crônico pode ter origem, pelo menos um pouco, no que é chamado de memória prospectiva baseada no tempo (TBPM).

Através de experimentos, os pesquisadores comprovaram que algumas pessoas ficam tão absortas nas atividades, como rolando o feed das redes sociais, que não veem o tempo passar.

A TBPM equivocada, portanto, te faz pensar que se passaram apenas 5 minutos desde que abriu o aplicativo, enquanto, na verdade, lá se foram 20 minutos.

No entanto, o conceito de tempo presente em cada tipo de cultura também pode influenciar as percepções de atrasos.

Culturas “policrônicas”, na qual as pessoas tendem a fazer várias coisas ao mesmo tempo, são mais tolerantes aos atrasos, como em algumas regiões da América Latina e do Oriente Médio.

Por outro lado, lugares como Estados Unidos e Europa Ocidental valorizam a pontualidade e têm menos tolerância para atrasos, pois possuem culturas “monocrônicas”, onde as pessoas seguem horários e prazos rígidos.

Psicologia mostra fatores para explicar pessoa que está sempre atrasada

Psicologia mostra fatores para explicar pessoa que está sempre atrasada – Foto: Reprodução/Freepik/ND

Existem ainda outros fatores que podem resultar em atrasos constantes, como alguns transtornos mentais.

Uma pessoa sempre atrasada pode sofrer de:

Perfeccionismo

Pessoas perfeccionistas podem ficar presas em detalhes, gastando mais tempo do que o necessário em tarefas menores. Isso gera atrasos, pois a busca por perfeição impede uma boa gestão de tempo. Eles podem sentir que tudo precisa ser impecável antes de sair, atrasando sua chegada aos compromissos.

Procrastinação

Procrastinadores crônicos frequentemente deixam as tarefas para o último minuto, resultando em uma cadeia de atrasos.

Isso pode estar relacionado a dificuldades em priorizar ou lidar com tarefas emocionalmente desafiadoras.

TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade)

Pessoas com TDAH frequentemente têm problemas com o gerenciamento de tempo, estimando mal a duração das tarefas e lidando com a impulsividade. Isso as faz subestimar o tempo necessário para se preparar e chegar a tempo.

Os atrasos podem ser sintomas de ansiedade

Os atrasos incontroláveis podem ser sintomas de ansiedade – Foto: Reprodução/Pixar/ND

Ansiedade

Ansiedade pode criar comportamentos de evitação, onde a pessoa adia suas atividades devido ao medo ou desconforto associado a elas. Isso pode distorcer a percepção do tempo, levando ao atraso.

Sugestões para evitar os atrasos:

  1. Identifique a raiz do problema: Tente entender o que está levando você a se atrasar. Seja perfeccionismo ou ansiedade, reconhecer o que está causando o atraso e iniciar o tratamento para combater o problema é o primeiro passo para corrigir o hábito negativo.
  2. Defina prazos: Se você precisa estar em um lugar às 9h, por exemplo, estabeleça que sairá às 8h30. Isso cria uma sensação de urgência e evita atrasos causados por procrastinação.
  3. Use alarmes e lembretes: Utilizar aplicativos de gestão de tempo, alarmes ou notificações pode ajudar a manter seu cronograma e evitar o esquecimento.
  4. Melhore a estimativa de tempo: Comece a registrar quanto tempo leva para concluir as tarefas que precisa fazer para não subestimar o tempo que elas realmente levam.
  5. Divida tarefas grandes em partes menores: Em vez de encarar uma tarefa grande de uma vez, que pode parecer avassaladora e desencadear procrastinação, divida-a em partes menores e mais gerenciáveis.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.