Grupo de brasileiros aguarda para deixar Gaza pela fronteira com Egito

Brasileiros chegaram ao sul de Gaza neste sábado, e agora aguardam o Egito abrir a fronteira. Plano do governo brasileiro é que eles embarquem em avião da FAB na cidade egípcia de Arish, a 53 km da fronteira. Brasileiros aguardam em uma casa em Rafah autorização para sair da Faixa de Gaza
Um grupo de brasileiros ainda aguarda para deixar a Faixa de Gaza pela fronteira com o Egito. De acordo com o blog da Ana Flor, fontes do Planalto informaram que a saída dos brasileiros pode ocorrer neste domingo (15).
Esse grupo manifestou vontade de voltar ao país, em razão da guerra na Faixa de Gaza.
Inicialmente, os brasileiros que buscaram ajuda do governo brasileiro ficaram abrigados em uma escola católica ao norte de Gaza, que era utilizada como um abrigo. Depois seguiram de ônibus até a cidade de Khan Younes, ao sul da Faixa de Gaza.
Khan Younes fica a 16 km de Rafah, cidade na fronteira com o o Egito. É lá onde fica o posto de controle para cruzar a fronteira. Mas o local é raramente aberto à passagem de moradores de Gaza, com exceção de casos como emergências de saúde, previamente autorizados.
Pessoas de diversas nacionalidades já estão concentradas na passagem de Rafah, aguardando a deliberação do Egito.
Ao chegarem ao sul de Gaza, neste sábado (14), os brasileiros foram alocados pela embaixada do Brasil na Palestina em uma casa na região. Nesse grupo estão oito adultos e onze crianças. Agora, a expectativa é que o Egito autorize a passagem.
O Egito, segundo a diplomacia brasileira, tem receio, entre outros pontos, de que esses brasileiros se tornem refugiados no país. As autoridades egípcias também temem perder o controle da situação caso abram a fronteira com Gaza.
Com o impasse, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com Abdel Fattah al-Sissi. Lula, de acordo com o Palácio do Planalto, garantiu que os brasileiros serão acompanhados pelo embaixador do Brasil no Egito e seguirão direto para o avião, em um ponto próximo da fronteira com Gaza.
“O presidente Lula informou que assim que os brasileiros cruzarem a passagem de Rafah serão acompanhados pelo embaixador do Brasil no Egito até o aeroporto de Arish, onde embarcarão imediatamente em aeronave da Força Aérea Brasileira com destino ao Brasil”, informou a Presidência em nota.
No início das negociações diplomáticas, o Brasil cogitava buscar o grupo de brasileiros no Cairo, capital do Egito. Mas, para isso, o grupo teria que se deslocar centenas de quilômetros por ônibus em território egípcio, o que não agradou ao governo daquele país. Por isso, o Brasil mudou a proposta para o aeroporto de Arish, a apenas 53 km da fronteira.
O avião da Força Aérea Brasileira, de uso da Presidência da República, está em Roma, aguardando a autorização do Egito para se dirigir ao país.
Israel x Hamas
A Faixa de Gaza é um território de ocupação palestina entre o Egito e Israel. A região tem sido alvo de bombardeios de Israel há uma semana, desde que o grupo terrorista Hamas atacou o território israelense.
O Hamas tem bases em Gaza.
Infográfico mostra rota de fuga de brasileiros em Gaza
Arte/g1

Adicionar aos favoritos o Link permanente.