Eclipse solar atrai atenção em estados brasileiros

Eclipse total pôde ser visto do Amazonas até o litoral da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Eclipse solar atrai atenção em estados brasileiros
Moradores de vários estados americanos foram os primeiros a conseguir visualizar o fenômeno. O interesse pelo eclipse atraiu muita gente no Brasil.
Em Olinda (PE), quatro mil pessoas passaram pelo Espaço Ciência.
Em Belo Horizonte (MG), a esplanada do estádio do Mineirão ficou cheia para acompanhar o eclipse. “Eu nunca vi. A minha filha falou pra nós virmos pra cá, eu disse: É pra já! Eu gosto dessas coisas diferentes”, afirma a aposentada Geralda Araújo.
Em algumas regiões, o eclipse pôde ser visto parcialmente.
Em outras, do Amazonas até o litoral da Paraíba e do Rio Grande do Norte, ocorreu o eclipse total.
Em um desses pontos privilegiados – no centro histórico de João Pessoa (PB) – cada cantinho foi disputado.
“Viemos de Recife para João Pessoa por causa da localização. Aqui vai ter 100% de eclipse né? Vamos ver o eclipse total” , diz o empresário Alexandre Lauzid.
Às três e trinta da tarde, a Lua começou a se posicionar para a formação do eclipse, que durou pouco mais de uma hora.
Exatamente às quatro e quarenta e seis da tarde, o eclipse anular chegou ao ponto alto, o momento em que o Sol, a Lua e a Terra ficam alinhados, formando o anel de fogo no céu. Em João Pessoa, o espetáculo durou três minutos.
Durante esse tempo, usando equipamentos especiais, as atenções de todos estavam voltadas para o céu.
“A gente espera isso há muito tempo, viu? Desde 2020 a gente vem se preparando para este evento e foi incrível”, afirma o astrônomo Ney Herbert.
Em Araruna, no interior da Paraíba, aconteceu o Encontro Nacional de Astronomia, e o ponto alto foi a observação do eclipse.
“Imagens sensacionais, inesquecíveis para todos nós, e que vão servir também para a realização de um trabalho científico em que a gente vai avaliar sistemas de cálculo na previsão de eclipses”, conta o físico e astrônomo Hélio Vital.
E foi sob o eclipse que Aysla e João se casaram. A cerimônia foi a céu aberto, bem na hora em que sol e lua estavam alinhados, em um cenário perfeito para o “sim”.
“Foi um sinal do céu, de Deus abençoando nosso casamento. Muita energia positiva, todo mundo torcendo por nós e o eclipse veio pra selar esse momento tão maravilhoso”, conta a noiva, a médica Aysla De Albuquerque Santana.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.