Que descanse em paz: O triste fim de celular amado no Brasil que não resistiu à concorrência com a Apple

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Marca de celular demorou a inovar e perdeu mercado para Apple

Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que vivemos em uma sociedade cada vez mais tecnológica e avançada. Diante disso, as pessoas passaram a procurar cada vez mais ferramentas que facilitem as suas vidas. Quanto mais inovação mais espaço e nisso podemos citar o famoso celular.

Nos últimos tempos, por exemplo, esses aparelhos evoluíram tanto que podem resolver uma série de problemas mesmo a distância. Quando as empresas de celular não se adaptam a essa nova realidade, elas acabam falindo ou perdendo grande fatia de mercado para Apple e outras marcas por não inovarem no momento certo.

O exemplo disso pode partir da Nokia. A empresa é considerada uma das Big Techs mais antigas do mundo, que já foi a maior fabricante de celular do planeta. Porém, não foi inovadora o suficiente para se adaptar à chegada dos smartphones. Para se ter noção, na década de 1990, eles dominava o mercado de aparelhos móveis.

Contudo, quando a Nokia resolveu atualizar o seu dispositivo já era tarde demais, o seu sistema operacional não foi aceito pelos usuários e o Android e IOS já eram os favoritos dos usuários. Em 2013, a empresa da Finlândia vendeu sua divisão de celulares para a Microsoft. Além disso, a marca vendeu mais outro negócio.

Marca de celular demorou a inovar no mercado (Foto: Reprodução/ Internet)
Marca de celular demorou a inovar no mercado (Foto: Reprodução/ Internet)

A empresa de celular chegou a um acordo para vender a divisão de mapas HERE para um consórcio formado por Audi, BMW e Daimler pelo equivalente a pouco mais de R$ 10 bilhões (2,8 bilhões de euros). Era o passo que faltava para a empresa sumir dos radares do consumidor final e passar a focar no segmento corporativo.

Como a Nokia é dividida atualmente?

Dessa forma, a Nokia não possui mais fábricas de celular e tablets. Elas entraram no pacote da venda para a Microsoft. Assim, a empresa é dividida em dois negócios. Nokia Networks, que fornece equipamentos, sistemas e serviços de infraestrutura de rede. Nokia Technologies, que desenvolve novas tecnologias e as licença para outras empresas. É o caso da Nokia Ozo, uma câmera de realidade virtual.

Marca de celular demorou a inovar no mercado (Foto: Reprodução/ Internet)
Nokia demorou a inovar no mercado (Foto: Reprodução/ Internet)

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